O PAPEL DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA INTERROGAÇÃO A PARTIR DE DELEUZE

Este artigo tem a pretensáo de interrogar qual o efetivo lugar que a história da filosofia tem nas Orientações Curriculares Nacionais - Filosofia 2006, ou seja, é perguntar o que configura a noçáo de história da filosofia e conseqüentemente seu papel às aulas de Filosofia no Ensino Médio....

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Azeredo, Jéferson Luis de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/935
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-935
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-9352012-01-26T19:06:36Z O PAPEL DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA INTERROGAÇÃO A PARTIR DE DELEUZE Azeredo, Jéferson Luis de Este artigo tem a pretensáo de interrogar qual o efetivo lugar que a história da filosofia tem nas Orientações Curriculares Nacionais - Filosofia 2006, ou seja, é perguntar o que configura a noçáo de história da filosofia e conseqüentemente seu papel às aulas de Filosofia no Ensino Médio. Essa interrogaçáo se apóia nas categorias de Gilles Deleuze de filosofia, em especial ao seu entendimento com relaçáo a história da filosofia, e à luz desta pretende-se localizar as asserções para o fazer filosófico, bem como outras assertivas ao diálogo com as demais disciplinas, papel igualmente proposto pelo documento, em que a apresenta com um legado próprio, ou seja, com uma tradiçáo que em forma amplamente conhecida como História da Filosofia, pode propor-se ao diálogo com outras áreas do conhecimento. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2011-02-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/935 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 6 (2011): SABERES: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/935/862 Copyright (c) 2014 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Azeredo, Jéferson Luis de
spellingShingle Azeredo, Jéferson Luis de
O PAPEL DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA INTERROGAÇÃO A PARTIR DE DELEUZE
author_facet Azeredo, Jéferson Luis de
author_sort Azeredo, Jéferson Luis de
title O PAPEL DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA INTERROGAÇÃO A PARTIR DE DELEUZE
title_short O PAPEL DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA INTERROGAÇÃO A PARTIR DE DELEUZE
title_full O PAPEL DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA INTERROGAÇÃO A PARTIR DE DELEUZE
title_fullStr O PAPEL DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA INTERROGAÇÃO A PARTIR DE DELEUZE
title_full_unstemmed O PAPEL DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA INTERROGAÇÃO A PARTIR DE DELEUZE
title_sort o papel da história da filosofia no ensino médio: uma interrogação a partir de deleuze
description Este artigo tem a pretensáo de interrogar qual o efetivo lugar que a história da filosofia tem nas Orientações Curriculares Nacionais - Filosofia 2006, ou seja, é perguntar o que configura a noçáo de história da filosofia e conseqüentemente seu papel às aulas de Filosofia no Ensino Médio. Essa interrogaçáo se apóia nas categorias de Gilles Deleuze de filosofia, em especial ao seu entendimento com relaçáo a história da filosofia, e à luz desta pretende-se localizar as asserções para o fazer filosófico, bem como outras assertivas ao diálogo com as demais disciplinas, papel igualmente proposto pelo documento, em que a apresenta com um legado próprio, ou seja, com uma tradiçáo que em forma amplamente conhecida como História da Filosofia, pode propor-se ao diálogo com outras áreas do conhecimento.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2011
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/935
work_keys_str_mv AT azeredojefersonluisde opapeldahistoriadafilosofianoensinomedioumainterrogacaoapartirdedeleuze
_version_ 1766681676682887168