O PAPEL DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA INTERROGAÇÃO A PARTIR DE DELEUZE

Este artigo tem a pretensáo de interrogar qual o efetivo lugar que a história da filosofia tem nas Orientações Curriculares Nacionais - Filosofia 2006, ou seja, é perguntar o que configura a noçáo de história da filosofia e conseqüentemente seu papel às aulas de Filosofia no Ensino Médio....

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Azeredo, Jéferson Luis de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/935
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Resumo:Este artigo tem a pretensáo de interrogar qual o efetivo lugar que a história da filosofia tem nas Orientações Curriculares Nacionais - Filosofia 2006, ou seja, é perguntar o que configura a noçáo de história da filosofia e conseqüentemente seu papel às aulas de Filosofia no Ensino Médio. Essa interrogaçáo se apóia nas categorias de Gilles Deleuze de filosofia, em especial ao seu entendimento com relaçáo a história da filosofia, e à luz desta pretende-se localizar as asserções para o fazer filosófico, bem como outras assertivas ao diálogo com as demais disciplinas, papel igualmente proposto pelo documento, em que a apresenta com um legado próprio, ou seja, com uma tradiçáo que em forma amplamente conhecida como História da Filosofia, pode propor-se ao diálogo com outras áreas do conhecimento.