Gêneros textuais e letramento no contexto da surdez

O presente trabalho apresenta uma discussão teórica sobre as habilidades de letramento e do uso dos gêneros textuais, enfocando-os como estratégia possibilitadora de otimização da escrita do surdo. Esta modalidade escrita da língua tem se mostrado uma importante forma de comunicação dos surdos, dada...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: de Andrade, Wagner Teobaldo Lopes, Madeiro, Francisco
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9347
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-93472017-09-14T11:44:32Z Gêneros textuais e letramento no contexto da surdez de Andrade, Wagner Teobaldo Lopes Madeiro, Francisco Letramento Gêneros Textuais Surdo O presente trabalho apresenta uma discussão teórica sobre as habilidades de letramento e do uso dos gêneros textuais, enfocando-os como estratégia possibilitadora de otimização da escrita do surdo. Esta modalidade escrita da língua tem se mostrado uma importante forma de comunicação dos surdos, dada a sua dificuldade em desenvolver a oralidade. Sabendo que a fala e a escrita são práticas sociais que se fundam em um continuum, pode-se inferir que a estimulação de recursos auxiliares do desenvolvimento da habilidade escrita com base emalguns aspectos da oralidade pode ser uma importante estratégia de inserção social e escolar do surdo. Nesse panorama, destacam-se os gêneros textuais e o letramento, que podem proporcionar uma maior aproximação entre o autor surdo e a língua portuguesa, otimizando o seu processo de inclusão social. Para o presente estudo, foram acessadas publicações sobre letramento e gêneros  textuais e foi desenvolvido um paralelo entre as propostas lançadas pelos diversos autores e assuas possibilidades de realização junto aos aprendizes surdos, na intenção de contribuir para a disseminação do conhecimento e sua aplicabilidade prática junto à comunidade surda. Dentre asprincipais estratégias e materiais possíveis de ser utilizados, destacam-se a internet (e sua enorme gama de possibilidades textuais, multimodais ou não, incluindo hipertextos), livros (didáticos ou não), jornais, revistas e gibis. Além disso, deve-se atentar para o fato de que os gêneros devem ser selecionados de acordo com o interesse dos sujeitos e devem ser consumidos não só na escola, mas também, e principalmente, em casa. A escrita coletiva e a escrita individual também parecem ser estratégias interessantes para o desenvolvimento das habilidades linguísticas escritas do surdo. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-03-03 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9347 Revista do GELNE; v. 13 n. 1/2 (2011); 1-15 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9347/6701 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE
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