Construção de um instrumento para verificação de comportamentos de categorização em crianças de três a sete anos
Evidências obtidas através de estudos destinadosà investigação do desenvolvimento de categoriasem crianças têm indicado que as crianças em idadepré-escolar se estribam mais fortemente em relaç...
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Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-93232017-09-14T12:56:54Z Construção de um instrumento para verificação de comportamentos de categorização em crianças de três a sete anos Macedo, Ana Cristina Pelosi S. Cruz, Luís Lacerda Souza comportamentos de categorização categorias agrupamentos por similaridade agrupamentos por contextualidade. Evidências obtidas através de estudos destinadosà investigação do desenvolvimento de categoriasem crianças têm indicado que as crianças em idadepré-escolar se estribam mais fortemente em relaçõesdelimitadas por contextos espaço-temporais, do tipo“slot-filler”, ao passo que as crianças no início daescolarização dão mais atenção às relações de inclusãode classe do tipo vertical (cão-animal), que envolvemo compartilhamento de atributos de natureza perceptuale/ou funcional entre itens a serem categorizados (cf.Blewitt e Toppino 1991; Krackow e Blewitt 1989;Lucariello e Nelson 1985; Nelson 1988; Lucariello,Kyratzis e Nelson 1992). Esses estudos serviram paraa asseveração da idéia de que ocorre um salto qualitativoentre a fase pré-escolar e a fase de escolarização, noque tange a preferências categorizacionais, em vista dofato de que a criança em fase escolar, por estar supostamenteexposta à instrução formal sobre relações de inclusãode classe entre conceitos, tenderia Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-02-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9323 Revista do GELNE; v. 2 n. 1/2 (2000); 1-3 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9323/6677 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE |
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Evidências obtidas através de estudos destinadosà investigação do desenvolvimento de categoriasem crianças têm indicado que as crianças em idadepré-escolar se estribam mais fortemente em relaçõesdelimitadas por contextos espaço-temporais, do tipo“slot-filler”, ao passo que as crianças no início daescolarização dão mais atenção às relações de inclusãode classe do tipo vertical (cão-animal), que envolvemo compartilhamento de atributos de natureza perceptuale/ou funcional entre itens a serem categorizados (cf.Blewitt e Toppino 1991; Krackow e Blewitt 1989;Lucariello e Nelson 1985; Nelson 1988; Lucariello,Kyratzis e Nelson 1992). Esses estudos serviram paraa asseveração da idéia de que ocorre um salto qualitativoentre a fase pré-escolar e a fase de escolarização, noque tange a preferências categorizacionais, em vista dofato de que a criança em fase escolar, por estar supostamenteexposta à instrução formal sobre relações de inclusãode classe entre conceitos, tenderia |
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