A a modalidade no discurso de sala de aula, em contexto universitário
Este trabalho mostra que há uma forte tendênciapara o domínio das modalidades epistêmica edeôntica, como marcas de poder, no discurso de salade aula, em contexto universitário. Isso pode indicarque, nesse tipo de discurso, há...
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Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-93202017-09-14T12:56:54Z A a modalidade no discurso de sala de aula, em contexto universitário Santos, Maria Francisca Oliveira interação modalidade discurso de sala de aula relações de poder. Este trabalho mostra que há uma forte tendênciapara o domínio das modalidades epistêmica edeôntica, como marcas de poder, no discurso de salade aula, em contexto universitário. Isso pode indicarque, nesse tipo de discurso, há interesses dos interlocutores(professor/alunos), voltados para a efetivaçãodo saber e da ordem, assim explicados: professore alunos posicionam-se frente aos enunciadosproduzidos, segundo as ordens discursivas, para anegociação do sentido desses enunciados em sala deaula. Esse tipo de discurso é colocado entre asinterações consideradas assimétricas (um interlocutortem mais poder do que o outro na interação), justificandoa investigação de marcas lingüísticas que possamfornecer pistas de poder implícito, considerando-se as duas modalidades de apresentaçãodiscursiva: a monológica, denominação apenas estrutural,porque o professor domina a palavra, estandosua voz juntamente com outras vozes de poder,e a dialógiaa, em que a díade perguntas/respostas éconstante entre os participantes do processointerlocutivo. A pesquisa utilizou-se de um corpusconstituído de gravações e transcrições de quatroaulas geminadas, abrangendo as áreas de letras, saúde,ciências sociais e tecnologia. Trata-se de umaanálise qualitativa, baseada numa abordagem decaráter discursivo-interativo. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-02-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9320 Revista do GELNE; v. 2 n. 1/2 (2000); 1-5 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9320/6674 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE |
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Este trabalho mostra que há uma forte tendênciapara o domínio das modalidades epistêmica edeôntica, como marcas de poder, no discurso de salade aula, em contexto universitário. Isso pode indicarque, nesse tipo de discurso, há interesses dos interlocutores(professor/alunos), voltados para a efetivaçãodo saber e da ordem, assim explicados: professore alunos posicionam-se frente aos enunciadosproduzidos, segundo as ordens discursivas, para anegociação do sentido desses enunciados em sala deaula. Esse tipo de discurso é colocado entre asinterações consideradas assimétricas (um interlocutortem mais poder do que o outro na interação), justificandoa investigação de marcas lingüísticas que possamfornecer pistas de poder implícito, considerando-se as duas modalidades de apresentaçãodiscursiva: a monológica, denominação apenas estrutural,porque o professor domina a palavra, estandosua voz juntamente com outras vozes de poder,e a dialógiaa, em que a díade perguntas/respostas éconstante entre os participantes do processointerlocutivo. A pesquisa utilizou-se de um corpusconstituído de gravações e transcrições de quatroaulas geminadas, abrangendo as áreas de letras, saúde,ciências sociais e tecnologia. Trata-se de umaanálise qualitativa, baseada numa abordagem decaráter discursivo-interativo. |
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