A a modalidade no discurso de sala de aula, em contexto universitário
Este trabalho mostra que há uma forte tendênciapara o domínio das modalidades epistêmica edeôntica, como marcas de poder, no discurso de salade aula, em contexto universitário. Isso pode indicarque, nesse tipo de discurso, há...
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Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9320 |
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Resumo: | Este trabalho mostra que há uma forte tendênciapara o domínio das modalidades epistêmica edeôntica, como marcas de poder, no discurso de salade aula, em contexto universitário. Isso pode indicarque, nesse tipo de discurso, há interesses dos interlocutores(professor/alunos), voltados para a efetivaçãodo saber e da ordem, assim explicados: professore alunos posicionam-se frente aos enunciadosproduzidos, segundo as ordens discursivas, para anegociação do sentido desses enunciados em sala deaula. Esse tipo de discurso é colocado entre asinterações consideradas assimétricas (um interlocutortem mais poder do que o outro na interação), justificandoa investigação de marcas lingüísticas que possamfornecer pistas de poder implícito, considerando-se as duas modalidades de apresentaçãodiscursiva: a monológica, denominação apenas estrutural,porque o professor domina a palavra, estandosua voz juntamente com outras vozes de poder,e a dialógiaa, em que a díade perguntas/respostas éconstante entre os participantes do processointerlocutivo. A pesquisa utilizou-se de um corpusconstituído de gravações e transcrições de quatroaulas geminadas, abrangendo as áreas de letras, saúde,ciências sociais e tecnologia. Trata-se de umaanálise qualitativa, baseada numa abordagem decaráter discursivo-interativo. |
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