Semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio
O presente trabalho pretende apresentar umbreve roteiro para reflexões sobre a importância daciência semiótica no ensino da língua portuguesa.Pretende-se dinamizar o processo de ensino-aprendizagemdo vernáculo, dando-lhe uma dimens&...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9299 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-9299 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-92992017-09-14T12:56:54Z Semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio Simões, Darcilia Semiótica ensino-aprendizagem de língua formação do professor de letras dinamização das aulas de língua. O presente trabalho pretende apresentar umbreve roteiro para reflexões sobre a importância daciência semiótica no ensino da língua portuguesa.Pretende-se dinamizar o processo de ensino-aprendizagemdo vernáculo, dando-lhe uma dimensãomultissígnica. Por intermédio da Semiótica de Peirce,sobretudo explorando-se a tríade ícone, índice e signo,vimos tentando fazer análises diversas de textoshíbridos quanto à natureza do signo por meio do qualé construído, com vistas a alargar a capacidade deinterpretação na formação de nossos leitores. Focalizamos,assim: a questão do signo híbrido e dasinestesia; a visão ultrapassada da hegemonia do códigoverbal e a possibilidade de cruzarem-se dadosda lingüística, da semiótica e da gramática da línguana construção de uma visão eminentemente estilísticada produção textual em português, seja ela literáriaou não. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-02-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9299 Revista do GELNE; v. 2 n. 1/2 (2000); 1-4 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9299/6653 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Simões, Darcilia |
spellingShingle |
Simões, Darcilia Semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio |
author_facet |
Simões, Darcilia |
author_sort |
Simões, Darcilia |
title |
Semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio |
title_short |
Semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio |
title_full |
Semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio |
title_fullStr |
Semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio |
title_full_unstemmed |
Semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio |
title_sort |
semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio |
description |
O presente trabalho pretende apresentar umbreve roteiro para reflexões sobre a importância daciência semiótica no ensino da língua portuguesa.Pretende-se dinamizar o processo de ensino-aprendizagemdo vernáculo, dando-lhe uma dimensãomultissígnica. Por intermédio da Semiótica de Peirce,sobretudo explorando-se a tríade ícone, índice e signo,vimos tentando fazer análises diversas de textoshíbridos quanto à natureza do signo por meio do qualé construído, com vistas a alargar a capacidade deinterpretação na formação de nossos leitores. Focalizamos,assim: a questão do signo híbrido e dasinestesia; a visão ultrapassada da hegemonia do códigoverbal e a possibilidade de cruzarem-se dadosda lingüística, da semiótica e da gramática da línguana construção de uma visão eminentemente estilísticada produção textual em português, seja ela literáriaou não. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2016 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9299 |
work_keys_str_mv |
AT simoesdarcilia semioticaaplecadaarenovacaodoensinodoportuguesumolharsemioticosobreaescolado3omilenio |
_version_ |
1766683332222910464 |