Semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio

O presente trabalho pretende apresentar umbreve roteiro para reflexões sobre a importância daciência semiótica no ensino da língua portuguesa.Pretende-se dinamizar o processo de ensino-aprendizagemdo vernáculo, dando-lhe uma dimens&...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Simões, Darcilia
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9299
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-9299
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-92992017-09-14T12:56:54Z Semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio Simões, Darcilia Semiótica ensino-aprendizagem de língua formação do professor de letras dinamização das aulas de língua. O presente trabalho pretende apresentar umbreve roteiro para reflexões sobre a importância daciência semiótica no ensino da língua portuguesa.Pretende-se dinamizar o processo de ensino-aprendizagemdo vernáculo, dando-lhe uma dimensãomultissígnica. Por intermédio da Semiótica de Peirce,sobretudo explorando-se a tríade ícone, índice e signo,vimos tentando fazer análises diversas de textoshíbridos quanto à natureza do signo por meio do qualé construído, com vistas a alargar a capacidade deinterpretação na formação de nossos leitores. Focalizamos,assim: a questão do signo híbrido e dasinestesia; a visão ultrapassada da hegemonia do códigoverbal e a possibilidade de cruzarem-se dadosda lingüística, da semiótica e da gramática da línguana construção de uma visão eminentemente estilísticada produção textual em português, seja ela literáriaou não. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-02-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9299 Revista do GELNE; v. 2 n. 1/2 (2000); 1-4 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9299/6653 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Simões, Darcilia
spellingShingle Simões, Darcilia
Semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio
author_facet Simões, Darcilia
author_sort Simões, Darcilia
title Semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio
title_short Semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio
title_full Semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio
title_fullStr Semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio
title_full_unstemmed Semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio
title_sort semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio
description O presente trabalho pretende apresentar umbreve roteiro para reflexões sobre a importância daciência semiótica no ensino da língua portuguesa.Pretende-se dinamizar o processo de ensino-aprendizagemdo vernáculo, dando-lhe uma dimensãomultissígnica. Por intermédio da Semiótica de Peirce,sobretudo explorando-se a tríade ícone, índice e signo,vimos tentando fazer análises diversas de textoshíbridos quanto à natureza do signo por meio do qualé construído, com vistas a alargar a capacidade deinterpretação na formação de nossos leitores. Focalizamos,assim: a questão do signo híbrido e dasinestesia; a visão ultrapassada da hegemonia do códigoverbal e a possibilidade de cruzarem-se dadosda lingüística, da semiótica e da gramática da línguana construção de uma visão eminentemente estilísticada produção textual em português, seja ela literáriaou não.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2016
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9299
work_keys_str_mv AT simoesdarcilia semioticaaplecadaarenovacaodoensinodoportuguesumolharsemioticosobreaescolado3omilenio
_version_ 1766683332222910464