Variação na fala e na escrita e sua aplicação pedagógica

Neste texto, tenho como objetivo expor osavanços que venho fazendo nos meus estudosaplicados. Após a publicação do livro Influência dafala na alfabetização, em Mollica, 1998, tenhoinsistido na direção d...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Mollica, Maria Cecília
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9282
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-9282
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-92822023-02-27T10:27:18Z Variação na fala e na escrita e sua aplicação pedagógica Mollica, Maria Cecília Neste texto, tenho como objetivo expor osavanços que venho fazendo nos meus estudosaplicados. Após a publicação do livro Influência dafala na alfabetização, em Mollica, 1998, tenhoinsistido na direção de uma preocupação de pesquisaque tenha função social clara, resultante dos meusestudos voltados todos esses anos para os fenômenosvariáveis na fala. A direção aplicada da minha pesquisavisa procurar caminhos viáveis para promover umatransposição das descrições variacionistas para aprática pedagógica, tanto na perspectiva do trabalhodo professor quanto na do aluno. Na publicaçãoreferida, eu indico alguns princípios para se trabalharna escola a variação, bem como as estratégiaspedagógicas concretas para algumas regras fonológicasque afetam o processo de apropriação daescrita. Continuo a testar outras regras variáveis jáestudadas para a fala, com a finalidade de construir,numa etapa final mais a longo prazo, materialinstrucional, que incorpore orientações concretas efactíveis para se lidar pedagogicamente com avariação.Metodologicamente, tenho aplicado testes emdiversas séries (especialmente as de nívelfundamental) com outras regras variáveis, verificandoo grau de acerto no que se refere ao uso das variantesstandard primeiramente na língua escrita. Nestetexto, exponho tão somente parte dos resultadosrealizados quanto à concordância nominal. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-02-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9282 Revista do GELNE; v. 1 n. 1 (1999); 65-68 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9282/6636 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Mollica, Maria Cecília
spellingShingle Mollica, Maria Cecília
Variação na fala e na escrita e sua aplicação pedagógica
author_facet Mollica, Maria Cecília
author_sort Mollica, Maria Cecília
title Variação na fala e na escrita e sua aplicação pedagógica
title_short Variação na fala e na escrita e sua aplicação pedagógica
title_full Variação na fala e na escrita e sua aplicação pedagógica
title_fullStr Variação na fala e na escrita e sua aplicação pedagógica
title_full_unstemmed Variação na fala e na escrita e sua aplicação pedagógica
title_sort variação na fala e na escrita e sua aplicação pedagógica
description Neste texto, tenho como objetivo expor osavanços que venho fazendo nos meus estudosaplicados. Após a publicação do livro Influência dafala na alfabetização, em Mollica, 1998, tenhoinsistido na direção de uma preocupação de pesquisaque tenha função social clara, resultante dos meusestudos voltados todos esses anos para os fenômenosvariáveis na fala. A direção aplicada da minha pesquisavisa procurar caminhos viáveis para promover umatransposição das descrições variacionistas para aprática pedagógica, tanto na perspectiva do trabalhodo professor quanto na do aluno. Na publicaçãoreferida, eu indico alguns princípios para se trabalharna escola a variação, bem como as estratégiaspedagógicas concretas para algumas regras fonológicasque afetam o processo de apropriação daescrita. Continuo a testar outras regras variáveis jáestudadas para a fala, com a finalidade de construir,numa etapa final mais a longo prazo, materialinstrucional, que incorpore orientações concretas efactíveis para se lidar pedagogicamente com avariação.Metodologicamente, tenho aplicado testes emdiversas séries (especialmente as de nívelfundamental) com outras regras variáveis, verificandoo grau de acerto no que se refere ao uso das variantesstandard primeiramente na língua escrita. Nestetexto, exponho tão somente parte dos resultadosrealizados quanto à concordância nominal.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2016
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9282
work_keys_str_mv AT mollicamariacecilia variacaonafalaenaescritaesuaaplicacaopedagogica
_version_ 1766683329079279616