A crítica teatral de Machado de Assis

A maior parte dos estudiosos da obra de Machadode Assis ressalta as suas qualidades de crítico.Tristão de Athayde chega a afirmar que, ao traçar, em1865, o ideal do crítico, Machado de Assis marcouum conceito modelar de crítica literá...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Mello, Franceli Aparecida da Silva
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9270
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A maior parte dos estudiosos da obra de Machadode Assis ressalta as suas qualidades de crítico.Tristão de Athayde chega a afirmar que, ao traçar, em1865, o ideal do crítico, Machado de Assis marcouum conceito modelar de crítica literária, não só para sicomo para os seus contemporâneos.Com relação à crítica teatral, parece haver unanimidadequanto à superioridade de Machado em relaçãoaos seus pares. Para Edmundo Moniz1 perspicácia,bom senso, bom gosto, serenidade e equilíbrio são asprincipais qualidades de suas análises. A paixão peloteatro, o espírito combativo e esperançoso caracterizavamsuas primeiras críticas, cujas idéias poderiam,segundo o autor, ser subscritas presentamente. JoséGalante de Sousa escreve que, como crítico, os trabalhosde Machado de Assis valem por uma profissão defé; “ E, sobretudo como crítico teatral, não perdeocasião de demonstrar que crê firmemente na possibilidadedo verdadeiro teatro entre nós...”2 . SegundoLúcia Miguel Pereira, Machado sai-se muitobem como analista literário e não há que se discutir asua seriedade como crítico dramático. Jean-MichelMassa vai mais longe e vê nessa atividade uma formade engajamento do escritor, e mais, ela teria reveladoo verdadeiro Machado dos anos da juventude, “... semas máscaras com que se cobriu mais tarde. Aos vinteanos, é-se franco e sincero. E mais ainda quandose tem responsabilidade e se deseja mudar, comoMachado de Assis, a face do teatro e do mundo.” 3 ,até o momento em que se retira à“torre de marfim doesteticismo” e abandona o jornalismo cotidiano paradedicar-se à ficção.