José Saramago e o imaginário cristão no cinema
A construção discursiva da história e seu entrelaçamentono texto literário constituíram o núcleode referências da leitura que realizei de A jangada depedra no último encontro do GELNE em Fortaleza.A abo...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9193 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-9193 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-91932017-09-14T11:38:16Z José Saramago e o imaginário cristão no cinema Júnior, José Leão Alencar Oliveira Narrativa literária portuguesa. José Saramago. Literatura e cinema. Análise comparativa A construção discursiva da história e seu entrelaçamentono texto literário constituíram o núcleode referências da leitura que realizei de A jangada depedra no último encontro do GELNE em Fortaleza.A abordagem destacava o trânsito e o diálogo entrediferentes modalidades discursivas, que o jogoficcional de José Saramago (des)orientava para sondaros limites, imprecisos e errantes, entre a ilusão ea experiência de realidade. O imaginário do escritortem um efeito corrosivo, ao impregnar-se em mitos,crenças, lendas, tradições e consensos históricos,culturalmente consolidados. A incessante indagaçãoa que Saramago submete os saberes e as crenças evidenciaa determinação de examinar os processos deque se valem os indivíduos para criar, interpretar evivenciar o mundo em que se inserem. Assim, a sondagemexpõe as lacunas e a fragilidade das convicçõesque nos apaziguam ante o casual e o arbitrário.Saramago esgarça ou rompe a falsa completude davisão, expõe as relações desarmônicas entre os discursosque se comunicam, orquestrados por diferentescombinatórias. Ao garantir a pluralidade e a simultaneidadedos desenvolvimentos, a visão do escritorse nega a imagem de completude e a totalidadedesejadas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-02-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9193 Revista do GELNE; v. 3 n. 1/2 (2001); 1-4 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9193/6547 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Júnior, José Leão Alencar Oliveira |
spellingShingle |
Júnior, José Leão Alencar Oliveira José Saramago e o imaginário cristão no cinema |
author_facet |
Júnior, José Leão Alencar Oliveira |
author_sort |
Júnior, José Leão Alencar Oliveira |
title |
José Saramago e o imaginário cristão no cinema |
title_short |
José Saramago e o imaginário cristão no cinema |
title_full |
José Saramago e o imaginário cristão no cinema |
title_fullStr |
José Saramago e o imaginário cristão no cinema |
title_full_unstemmed |
José Saramago e o imaginário cristão no cinema |
title_sort |
josé saramago e o imaginário cristão no cinema |
description |
A construção discursiva da história e seu entrelaçamentono texto literário constituíram o núcleode referências da leitura que realizei de A jangada depedra no último encontro do GELNE em Fortaleza.A abordagem destacava o trânsito e o diálogo entrediferentes modalidades discursivas, que o jogoficcional de José Saramago (des)orientava para sondaros limites, imprecisos e errantes, entre a ilusão ea experiência de realidade. O imaginário do escritortem um efeito corrosivo, ao impregnar-se em mitos,crenças, lendas, tradições e consensos históricos,culturalmente consolidados. A incessante indagaçãoa que Saramago submete os saberes e as crenças evidenciaa determinação de examinar os processos deque se valem os indivíduos para criar, interpretar evivenciar o mundo em que se inserem. Assim, a sondagemexpõe as lacunas e a fragilidade das convicçõesque nos apaziguam ante o casual e o arbitrário.Saramago esgarça ou rompe a falsa completude davisão, expõe as relações desarmônicas entre os discursosque se comunicam, orquestrados por diferentescombinatórias. Ao garantir a pluralidade e a simultaneidadedos desenvolvimentos, a visão do escritorse nega a imagem de completude e a totalidadedesejadas. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2016 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9193 |
work_keys_str_mv |
AT juniorjoseleaoalencaroliveira josesaramagoeoimaginariocristaonocinema |
_version_ |
1766683320822792192 |