José Saramago e o imaginário cristão no cinema

A construção discursiva da história e seu entrelaçamentono texto literário constituíram o núcleode referências da leitura que realizei de A jangada depedra no último encontro do GELNE em Fortaleza.A abo...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Júnior, José Leão Alencar Oliveira
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9193
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A construção discursiva da história e seu entrelaçamentono texto literário constituíram o núcleode referências da leitura que realizei de A jangada depedra no último encontro do GELNE em Fortaleza.A abordagem destacava o trânsito e o diálogo entrediferentes modalidades discursivas, que o jogoficcional de José Saramago (des)orientava para sondaros limites, imprecisos e errantes, entre a ilusão ea experiência de realidade. O imaginário do escritortem um efeito corrosivo, ao impregnar-se em mitos,crenças, lendas, tradições e consensos históricos,culturalmente consolidados. A incessante indagaçãoa que Saramago submete os saberes e as crenças evidenciaa determinação de examinar os processos deque se valem os indivíduos para criar, interpretar evivenciar o mundo em que se inserem. Assim, a sondagemexpõe as lacunas e a fragilidade das convicçõesque nos apaziguam ante o casual e o arbitrário.Saramago esgarça ou rompe a falsa completude davisão, expõe as relações desarmônicas entre os discursosque se comunicam, orquestrados por diferentescombinatórias. Ao garantir a pluralidade e a simultaneidadedos desenvolvimentos, a visão do escritorse nega a imagem de completude e a totalidadedesejadas.