Cadê o Brasil? A construção da Memória nacional em José de Alencar e Antônio Callado
Segundo Michel de Certeau (1994: 199), naAtenas contemporânea, os transportes coletivos sechamam metaphorai. Se você quiser se deslocar atravésda cidade, deverá fazê-lo a bordo de uma metáfora- um trem ou um ônibus. Seja no sen...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-91912017-09-14T11:38:16Z Cadê o Brasil? A construção da Memória nacional em José de Alencar e Antônio Callado Germano, Idilma Maria Pires Memória nacional brasilidade literária Segundo Michel de Certeau (1994: 199), naAtenas contemporânea, os transportes coletivos sechamam metaphorai. Se você quiser se deslocar atravésda cidade, deverá fazê-lo a bordo de uma metáfora- um trem ou um ônibus. Seja no sentido de conduçãode corpos, ou no de transferência de significadosentre unidades lingüísticas, o fato é que a metáforapermite várias formas de movimentação no espaçoreal e simbólico.Com efeito, esse mesmo sentido de translaçãoatravessa muitos romances empenhados na definiçãodo que vem a ser a brasilidade tanto no plano geraldo ethos nacional, quanto no âmbito da arte propriamentedita. Se tomarmos como ponto de partida(a primeira parada do ônibus) as obras de José deAlencar, produzidas na segunda metade do séculoXIX e saltarmos, um século depois, nas obras deAntônio Callado, poderemos vislumbrar que o caminhoda nossa leitura esteve o tempo inteiro impregnadode uma metáfora recorrente: a viagem atravésdo Brasil. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-02-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9191 Revista do GELNE; v. 3 n. 1/2 (2001); 1-4 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9191/6545 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE |
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Segundo Michel de Certeau (1994: 199), naAtenas contemporânea, os transportes coletivos sechamam metaphorai. Se você quiser se deslocar atravésda cidade, deverá fazê-lo a bordo de uma metáfora- um trem ou um ônibus. Seja no sentido de conduçãode corpos, ou no de transferência de significadosentre unidades lingüísticas, o fato é que a metáforapermite várias formas de movimentação no espaçoreal e simbólico.Com efeito, esse mesmo sentido de translaçãoatravessa muitos romances empenhados na definiçãodo que vem a ser a brasilidade tanto no plano geraldo ethos nacional, quanto no âmbito da arte propriamentedita. Se tomarmos como ponto de partida(a primeira parada do ônibus) as obras de José deAlencar, produzidas na segunda metade do séculoXIX e saltarmos, um século depois, nas obras deAntônio Callado, poderemos vislumbrar que o caminhoda nossa leitura esteve o tempo inteiro impregnadode uma metáfora recorrente: a viagem atravésdo Brasil. |
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