Considerações sobre a avaliação implícita em narrativas orais
avaliaçãoque não se manifesta na superfície do texto,mas é veiculada de forma implícita. É a dimensãopragmática que será aqui privilegiada.A análise procurará demonstra...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9179 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | avaliaçãoque não se manifesta na superfície do texto,mas é veiculada de forma implícita. É a dimensãopragmática que será aqui privilegiada.A análise procurará demonstrar a pertinênciadas hipóteses abaixo:(1) a avaliação, nas narrativas engraçadas com estruturade piada, à diferença das narrativas “sérias”,tira partido da falta de credibilidade;(2) a avaliação veiculada implicitamente é mais expressivae mais eficaz do que quando é explicitamentemanifestadaLabov; Waletzky (1967) e Labov (1972)definem a avaliação como uma das estratégias utilizadaspelo narrador para conferir narrabilidade einteresse à história que está contando.Ao ressaltar algumas unidades narrativas emdetrimento de outras, o contador da história chama aatenção dos seus ouvintes para aquele ponto que lheparece ser o fulcro de interesse, de modo a possibilitarque os seus interlocutores avaliem a relevânciado que está sendo relatado e de como deve ser recebidaa história. |
---|