Imaginário cultural e a construção de textos de propaganda
Conforme a teoria semiótica greimasiana(Greimas, s.d.), ator é uma figura portadora de umpapel temático – um modelo organizado de comportamento,ligado a uma posição determinada na sociedade,cujas manifestações s&a...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-91722017-09-14T11:38:16Z Imaginário cultural e a construção de textos de propaganda Nascimento, Edna Maria F. S. papel temático ator gênero discursivo imaginário cultural. Conforme a teoria semiótica greimasiana(Greimas, s.d.), ator é uma figura portadora de umpapel temático – um modelo organizado de comportamento,ligado a uma posição determinada na sociedade,cujas manifestações são amplamente previsíveis.Esse modelo do nível discursivo é arquivado noimaginário cultural e reatualizado em diferentes textos,confirmando ou produzindo novos discursos.Para definirmos imaginário, reportamo-nosao verbete do dicionário (FERREIRA, 1999): O conjuntode símbolos e atributos de um povo, ou deum determinado grupo social. O termo imagináriocontém na sua definição três semas nucleares:pluralidade, representação e coletividade, figurativizados,respectivamente, por conjunto, símbolos epovo, grupo. O imaginário representa, portanto, asdiferentes linguagens produzidas por uma determinadacomunidade. Como produto de uma determinadacultura, o imaginário diferencia-se de imaginação,que assim é definida no dicionário: Faculdadeque tem o espírito de representar imagens;fantasias; criação, invenção. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-02-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9172 Revista do GELNE; v. 3 n. 1/2 (2001); 1-5 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9172/6526 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE |
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