Reflexões em torno dos efeitos da transposição didática nas aulas de língua materna
Nosso objetivo é apresentar algumas reflexões em torno da transposição didática de noções como as de ‘texto’, ‘gênero’ e ‘escrita’ em aulas de l&iacu...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9129 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-9129 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-91292017-09-14T11:38:53Z Reflexões em torno dos efeitos da transposição didática nas aulas de língua materna Rafael, Edmilson Luiz transposição didática objeto de ensino língua materna. Nosso objetivo é apresentar algumas reflexões em torno da transposição didática de noções como as de ‘texto’, ‘gênero’ e ‘escrita’ em aulas de língua portuguesa. Conforme resultados de nossas pesquisas (Rafael, 1997, 1999, 2001a, 2001b), entendemos que o professor, ao mobilizar conhecimentos teóricos, encontra-se numa situação em que precisa compatibilizar esses conhecimentos, tendo em vista o objeto de ensino a ser apresentado. Desse modo, as reflexões a serem apresentadas nesse trabalho se referirão às implicações do movimento de transposição didática, tanto para a formação do professor de língua materna, quanto para a situação didática em sala de aula. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-02-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9129 Revista do GELNE; v. 4 n. 1 (2002); 1-5 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9129/6483 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Rafael, Edmilson Luiz |
spellingShingle |
Rafael, Edmilson Luiz Reflexões em torno dos efeitos da transposição didática nas aulas de língua materna |
author_facet |
Rafael, Edmilson Luiz |
author_sort |
Rafael, Edmilson Luiz |
title |
Reflexões em torno dos efeitos da transposição didática nas aulas de língua materna |
title_short |
Reflexões em torno dos efeitos da transposição didática nas aulas de língua materna |
title_full |
Reflexões em torno dos efeitos da transposição didática nas aulas de língua materna |
title_fullStr |
Reflexões em torno dos efeitos da transposição didática nas aulas de língua materna |
title_full_unstemmed |
Reflexões em torno dos efeitos da transposição didática nas aulas de língua materna |
title_sort |
reflexões em torno dos efeitos da transposição didática nas aulas de língua materna |
description |
Nosso objetivo é apresentar algumas reflexões em torno da transposição didática de noções como as de ‘texto’, ‘gênero’ e ‘escrita’ em aulas de língua portuguesa. Conforme resultados de nossas pesquisas (Rafael, 1997, 1999, 2001a, 2001b), entendemos que o professor, ao mobilizar conhecimentos teóricos, encontra-se numa situação em que precisa compatibilizar esses conhecimentos, tendo em vista o objeto de ensino a ser apresentado. Desse modo, as reflexões a serem apresentadas nesse trabalho se referirão às implicações do movimento de transposição didática, tanto para a formação do professor de língua materna, quanto para a situação didática em sala de aula. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2016 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9129 |
work_keys_str_mv |
AT rafaeledmilsonluiz reflexoesemtornodosefeitosdatransposicaodidaticanasaulasdelinguamaterna |
_version_ |
1766683311592177664 |