Reflexões em torno dos efeitos da transposição didática nas aulas de língua materna

Nosso objetivo é apresentar algumas reflexões em torno da transposição didática de noções como as de ‘texto’, ‘gênero’ e ‘escrita’ em aulas de l&iacu...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rafael, Edmilson Luiz
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9129
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-9129
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-91292017-09-14T11:38:53Z Reflexões em torno dos efeitos da transposição didática nas aulas de língua materna Rafael, Edmilson Luiz transposição didática objeto de ensino língua materna. Nosso objetivo é apresentar algumas reflexões em torno da transposição didática de noções como as de ‘texto’, ‘gênero’ e ‘escrita’ em aulas de língua portuguesa. Conforme resultados de nossas pesquisas (Rafael, 1997, 1999, 2001a, 2001b), entendemos que o professor, ao mobilizar conhecimentos teóricos, encontra-se numa situação em que precisa compatibilizar esses conhecimentos, tendo em vista o objeto de ensino a ser apresentado. Desse modo, as reflexões a serem apresentadas nesse trabalho se referirão às implicações do movimento de transposição didática, tanto para a formação do professor de língua materna, quanto para a situação didática em sala de aula. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-02-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9129 Revista do GELNE; v. 4 n. 1 (2002); 1-5 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9129/6483 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Rafael, Edmilson Luiz
spellingShingle Rafael, Edmilson Luiz
Reflexões em torno dos efeitos da transposição didática nas aulas de língua materna
author_facet Rafael, Edmilson Luiz
author_sort Rafael, Edmilson Luiz
title Reflexões em torno dos efeitos da transposição didática nas aulas de língua materna
title_short Reflexões em torno dos efeitos da transposição didática nas aulas de língua materna
title_full Reflexões em torno dos efeitos da transposição didática nas aulas de língua materna
title_fullStr Reflexões em torno dos efeitos da transposição didática nas aulas de língua materna
title_full_unstemmed Reflexões em torno dos efeitos da transposição didática nas aulas de língua materna
title_sort reflexões em torno dos efeitos da transposição didática nas aulas de língua materna
description Nosso objetivo é apresentar algumas reflexões em torno da transposição didática de noções como as de ‘texto’, ‘gênero’ e ‘escrita’ em aulas de língua portuguesa. Conforme resultados de nossas pesquisas (Rafael, 1997, 1999, 2001a, 2001b), entendemos que o professor, ao mobilizar conhecimentos teóricos, encontra-se numa situação em que precisa compatibilizar esses conhecimentos, tendo em vista o objeto de ensino a ser apresentado. Desse modo, as reflexões a serem apresentadas nesse trabalho se referirão às implicações do movimento de transposição didática, tanto para a formação do professor de língua materna, quanto para a situação didática em sala de aula.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2016
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9129
work_keys_str_mv AT rafaeledmilsonluiz reflexoesemtornodosefeitosdatransposicaodidaticanasaulasdelinguamaterna
_version_ 1766683311592177664