Reflexões em torno dos efeitos da transposição didática nas aulas de língua materna

Nosso objetivo é apresentar algumas reflexões em torno da transposição didática de noções como as de ‘texto’, ‘gênero’ e ‘escrita’ em aulas de l&iacu...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rafael, Edmilson Luiz
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9129
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Nosso objetivo é apresentar algumas reflexões em torno da transposição didática de noções como as de ‘texto’, ‘gênero’ e ‘escrita’ em aulas de língua portuguesa. Conforme resultados de nossas pesquisas (Rafael, 1997, 1999, 2001a, 2001b), entendemos que o professor, ao mobilizar conhecimentos teóricos, encontra-se numa situação em que precisa compatibilizar esses conhecimentos, tendo em vista o objeto de ensino a ser apresentado. Desse modo, as reflexões a serem apresentadas nesse trabalho se referirão às implicações do movimento de transposição didática, tanto para a formação do professor de língua materna, quanto para a situação didática em sala de aula.