Letramento e categorização semântica

Investigação sobre as influências do letramento/escolarização, na estruturação da memória semântica, mais especificamente no tocante à capacidade de categorização. O prin...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Monteiro, Rosemeire Selma
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9124
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-9124
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-91242017-09-14T11:38:53Z Letramento e categorização semântica Monteiro, Rosemeire Selma categorização semântica visão clássica concepção teórica. Investigação sobre as influências do letramento/escolarização, na estruturação da memória semântica, mais especificamente no tocante à capacidade de categorização. O principal objetivo foi verificar diferenças de estruturação da memória semântica entre letrados e iletrados. Para tanto, com base em estudos em Psicolingüística e em Psicologia Cognitiva, foram aplicados testes experimentais em 43 sujeitos, pertencentes a cinco grupos, tendo como variável principal o nível de escolarização. As principais implicações dos processos de letramento/escolarização na estruturação da memória semântica, encontradas nesta pesquisa, são as de que aqueles que não passaram por esses processos baseiam suas categorizações, preferencialmente, em propriedades funcionais e/ou perceptivas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-02-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9124 Revista do GELNE; v. 4 n. 1 (2002); 1-6 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9124/6478 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Monteiro, Rosemeire Selma
spellingShingle Monteiro, Rosemeire Selma
Letramento e categorização semântica
author_facet Monteiro, Rosemeire Selma
author_sort Monteiro, Rosemeire Selma
title Letramento e categorização semântica
title_short Letramento e categorização semântica
title_full Letramento e categorização semântica
title_fullStr Letramento e categorização semântica
title_full_unstemmed Letramento e categorização semântica
title_sort letramento e categorização semântica
description Investigação sobre as influências do letramento/escolarização, na estruturação da memória semântica, mais especificamente no tocante à capacidade de categorização. O principal objetivo foi verificar diferenças de estruturação da memória semântica entre letrados e iletrados. Para tanto, com base em estudos em Psicolingüística e em Psicologia Cognitiva, foram aplicados testes experimentais em 43 sujeitos, pertencentes a cinco grupos, tendo como variável principal o nível de escolarização. As principais implicações dos processos de letramento/escolarização na estruturação da memória semântica, encontradas nesta pesquisa, são as de que aqueles que não passaram por esses processos baseiam suas categorizações, preferencialmente, em propriedades funcionais e/ou perceptivas.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2016
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9124
work_keys_str_mv AT monteirorosemeireselma letramentoecategorizacaosemantica
_version_ 1766683310688305152