Letramento e categorização semântica

Investigação sobre as influências do letramento/escolarização, na estruturação da memória semântica, mais especificamente no tocante à capacidade de categorização. O prin...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Monteiro, Rosemeire Selma
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9124
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Descrição
Resumo:Investigação sobre as influências do letramento/escolarização, na estruturação da memória semântica, mais especificamente no tocante à capacidade de categorização. O principal objetivo foi verificar diferenças de estruturação da memória semântica entre letrados e iletrados. Para tanto, com base em estudos em Psicolingüística e em Psicologia Cognitiva, foram aplicados testes experimentais em 43 sujeitos, pertencentes a cinco grupos, tendo como variável principal o nível de escolarização. As principais implicações dos processos de letramento/escolarização na estruturação da memória semântica, encontradas nesta pesquisa, são as de que aqueles que não passaram por esses processos baseiam suas categorizações, preferencialmente, em propriedades funcionais e/ou perceptivas.