A leitura no livro didático: a reiteração do mesmo

Devido à influência do livro didático no cotidiano da escola brasileira, cresce o interesse em explicar os pressupostos teóricos norteadores das propostas didático-pedagógicas desses manuais, dentre as quais as atividades de leitura. O...

Disgrifiad llawn

Wedi'i Gadw mewn:
Manylion Llyfryddiaeth
Prif Awdur: de Sousa, Maria Éster Vieira
Fformat: Online
Iaith:por
Cyhoeddwyd: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Mynediad Ar-lein:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9117
Tagiau: Ychwanegu Tag
Dim Tagiau, Byddwch y cyntaf i dagio'r cofnod hwn!
Disgrifiad
Crynodeb:Devido à influência do livro didático no cotidiano da escola brasileira, cresce o interesse em explicar os pressupostos teóricos norteadores das propostas didático-pedagógicas desses manuais, dentre as quais as atividades de leitura. Objetivo apresentar uma análise da concepção de leitura em dois livros didáticos: Português através de texto, v. 5 de Magda Soares e Análise, linguagem e pensamento, v.5, de Maria Fernandes Cócco e Marcos A Hailer. Apesar das diferenças teóricas que os separam, há, nesses livros, uma maneira única de ler o texto, decorrente da mesma concepção de leitura e das armadilhas da leitura que se antecipa ao leitor.