Interação docente em fórum de um ava
Este trabalho analisa os tipos de atos de fala produzidos por tutores em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, a partir de fóruns de uma disciplina ofertada a um curso de Graduação. Para a análise, recorremos ao Interacionismo Sociodiscursivo e à...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9076 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-9076 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-90762017-09-14T11:43:13Z Interação docente em fórum de um ava Prata, Nadja Paulino Pessoa Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Fórum Atos de Fala. Este trabalho analisa os tipos de atos de fala produzidos por tutores em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, a partir de fóruns de uma disciplina ofertada a um curso de Graduação. Para a análise, recorremos ao Interacionismo Sociodiscursivo e à Análise da Conversação. Ao descrever a interação docente (tutor) em um AVA, caracterizamos o fórum como um discurso de tipo misto interativo-teórico, cuja sequência é a dialogal. A análise de cada fórum deu-se a partir da quantidade de turnos e da quantidade de atos de fala de cada turno, e em seguida, pela determinação do assunto tratado em cada ato. Após a análise, contabilizamos 186 atos de fala, divididos em três temas: social, contabilizando 48% do total; conteúdo, com 42%; e técnico, com 10%, o que não era esperado, uma vez que esse tipo de fóruns serve como a uma ferramenta de ensino-aprendizagem. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-03-03 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9076 Revista do GELNE; v. 11 n. 1 (2009); 94-106 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9076/6430 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Prata, Nadja Paulino Pessoa |
spellingShingle |
Prata, Nadja Paulino Pessoa Interação docente em fórum de um ava |
author_facet |
Prata, Nadja Paulino Pessoa |
author_sort |
Prata, Nadja Paulino Pessoa |
title |
Interação docente em fórum de um ava |
title_short |
Interação docente em fórum de um ava |
title_full |
Interação docente em fórum de um ava |
title_fullStr |
Interação docente em fórum de um ava |
title_full_unstemmed |
Interação docente em fórum de um ava |
title_sort |
interação docente em fórum de um ava |
description |
Este trabalho analisa os tipos de atos de fala produzidos por tutores em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, a partir de fóruns de uma disciplina ofertada a um curso de Graduação. Para a análise, recorremos ao Interacionismo Sociodiscursivo e à Análise da Conversação. Ao descrever a interação docente (tutor) em um AVA, caracterizamos o fórum como um discurso de tipo misto interativo-teórico, cuja sequência é a dialogal. A análise de cada fórum deu-se a partir da quantidade de turnos e da quantidade de atos de fala de cada turno, e em seguida, pela determinação do assunto tratado em cada ato. Após a análise, contabilizamos 186 atos de fala, divididos em três temas: social, contabilizando 48% do total; conteúdo, com 42%; e técnico, com 10%, o que não era esperado, uma vez que esse tipo de fóruns serve como a uma ferramenta de ensino-aprendizagem. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2016 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9076 |
work_keys_str_mv |
AT pratanadjapaulinopessoa interacaodocenteemforumdeumava |
_version_ |
1766683301775409152 |