A constituição do léxico como objeto de conhecimento

O léxico desperta o interesse dos estudiosos desde a Antiguidade, visto que nele se cruzam informações fonético-fonológicas, morfossintáticas, semântico-pragmáticas, sócio-históricas, culturais e outras. Assim sendo, nosso objetivo é fazer um levantamento (não-exaustivo) sobre a constituição do obje...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Bezerra, Maria Auxiliadora
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9069
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Descrição
Resumo:O léxico desperta o interesse dos estudiosos desde a Antiguidade, visto que nele se cruzam informações fonético-fonológicas, morfossintáticas, semântico-pragmáticas, sócio-históricas, culturais e outras. Assim sendo, nosso objetivo é fazer um levantamento (não-exaustivo) sobre a constituição do objeto de estudo „léxico?, como parte da história das ideias linguísticas. É um estudo bibliográfico, pautado em três grandes eixos: 1) “palavra-signo” (a palavra como sinal de outra coisa, a tentativa de entender-se a relação entre palavra, ideias e coisas); 2) “palavra-forma” (a palavra estudada em seus aspectos fonéticos e morfológicos, com fins comparativos, para se estabelecer a história das línguas); e 3) “palavra-relação” (a palavra analisada em relação a outras, formando sub-conjuntos, os quais constituem o sistema linguístico; e a palavra em relação aos usos sociais da língua e seus aspectos sócio-históricos).