Resgatando Processos geométricos da história da matemática para uma discussão sobre resolução de equações quadráticas

O presente trabalho discute sobre álgebra, particularmente sobre equações quadráticas, fazendo uso da História da Matemática como recurso didático para ensinar os próprios conceitos de matemática. Objetivamente o trabalho resgata da História da Matemática alguns processos algébrico-geométricos, como...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Neto, Francisco Peregrino Rodrigues
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8945
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-8945
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-89452019-06-27T17:02:57Z Resgatando Processos geométricos da história da matemática para uma discussão sobre resolução de equações quadráticas Neto, Francisco Peregrino Rodrigues Matemática (primeiro grau) Ensino. História da Matemática Ensino. Álgebra (equações quadráticas). Geometria(retângulo) Ensino. O presente trabalho discute sobre álgebra, particularmente sobre equações quadráticas, fazendo uso da História da Matemática como recurso didático para ensinar os próprios conceitos de matemática. Objetivamente o trabalho resgata da História da Matemática alguns processos algébrico-geométricos, como auxílio didático para promover o ensino-aprendizagem dessa matéria através de atividades estruturadas com essa finalidade. O desenvolvimento da parte matemática se inicia com a resolução de casos particulares de equações do 2o grau e se completa com a dedução algébrica da conhecida fórmula de Bhãskara, usando-se recursos geométricos. O trabalho é dirigido para professores de matemática que atuam na 8o série do 1o grau e/ou no ensino médio. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2001-06-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8945 Revista Educação em Questão; v. 13 n. 3 (2000): n. 2/3, v. 12 e 13 | jul./dez. 2000 - jan./jun. 2001; 100-126 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8945/6336
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Neto, Francisco Peregrino Rodrigues
spellingShingle Neto, Francisco Peregrino Rodrigues
Resgatando Processos geométricos da história da matemática para uma discussão sobre resolução de equações quadráticas
author_facet Neto, Francisco Peregrino Rodrigues
author_sort Neto, Francisco Peregrino Rodrigues
title Resgatando Processos geométricos da história da matemática para uma discussão sobre resolução de equações quadráticas
title_short Resgatando Processos geométricos da história da matemática para uma discussão sobre resolução de equações quadráticas
title_full Resgatando Processos geométricos da história da matemática para uma discussão sobre resolução de equações quadráticas
title_fullStr Resgatando Processos geométricos da história da matemática para uma discussão sobre resolução de equações quadráticas
title_full_unstemmed Resgatando Processos geométricos da história da matemática para uma discussão sobre resolução de equações quadráticas
title_sort resgatando processos geométricos da história da matemática para uma discussão sobre resolução de equações quadráticas
description O presente trabalho discute sobre álgebra, particularmente sobre equações quadráticas, fazendo uso da História da Matemática como recurso didático para ensinar os próprios conceitos de matemática. Objetivamente o trabalho resgata da História da Matemática alguns processos algébrico-geométricos, como auxílio didático para promover o ensino-aprendizagem dessa matéria através de atividades estruturadas com essa finalidade. O desenvolvimento da parte matemática se inicia com a resolução de casos particulares de equações do 2o grau e se completa com a dedução algébrica da conhecida fórmula de Bhãskara, usando-se recursos geométricos. O trabalho é dirigido para professores de matemática que atuam na 8o série do 1o grau e/ou no ensino médio.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2001
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8945
work_keys_str_mv AT netofranciscoperegrinorodrigues resgatandoprocessosgeometricosdahistoriadamatematicaparaumadiscussaosobreresolucaodeequacoesquadraticas
_version_ 1766682691781001216