Resgatando Processos geométricos da história da matemática para uma discussão sobre resolução de equações quadráticas
O presente trabalho discute sobre álgebra, particularmente sobre equações quadráticas, fazendo uso da História da Matemática como recurso didático para ensinar os próprios conceitos de matemática. Objetivamente o trabalho resgata da História da Matemática alguns processos algébrico-geométricos, como...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8945 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-8945 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-89452019-06-27T17:02:57Z Resgatando Processos geométricos da história da matemática para uma discussão sobre resolução de equações quadráticas Neto, Francisco Peregrino Rodrigues Matemática (primeiro grau) Ensino. História da Matemática Ensino. Álgebra (equações quadráticas). Geometria(retângulo) Ensino. O presente trabalho discute sobre álgebra, particularmente sobre equações quadráticas, fazendo uso da História da Matemática como recurso didático para ensinar os próprios conceitos de matemática. Objetivamente o trabalho resgata da História da Matemática alguns processos algébrico-geométricos, como auxílio didático para promover o ensino-aprendizagem dessa matéria através de atividades estruturadas com essa finalidade. O desenvolvimento da parte matemática se inicia com a resolução de casos particulares de equações do 2o grau e se completa com a dedução algébrica da conhecida fórmula de Bhãskara, usando-se recursos geométricos. O trabalho é dirigido para professores de matemática que atuam na 8o série do 1o grau e/ou no ensino médio. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2001-06-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8945 Revista Educação em Questão; v. 13 n. 3 (2000): n. 2/3, v. 12 e 13 | jul./dez. 2000 - jan./jun. 2001; 100-126 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8945/6336 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Neto, Francisco Peregrino Rodrigues |
spellingShingle |
Neto, Francisco Peregrino Rodrigues Resgatando Processos geométricos da história da matemática para uma discussão sobre resolução de equações quadráticas |
author_facet |
Neto, Francisco Peregrino Rodrigues |
author_sort |
Neto, Francisco Peregrino Rodrigues |
title |
Resgatando Processos geométricos da história da matemática para uma discussão sobre resolução de equações quadráticas |
title_short |
Resgatando Processos geométricos da história da matemática para uma discussão sobre resolução de equações quadráticas |
title_full |
Resgatando Processos geométricos da história da matemática para uma discussão sobre resolução de equações quadráticas |
title_fullStr |
Resgatando Processos geométricos da história da matemática para uma discussão sobre resolução de equações quadráticas |
title_full_unstemmed |
Resgatando Processos geométricos da história da matemática para uma discussão sobre resolução de equações quadráticas |
title_sort |
resgatando processos geométricos da história da matemática para uma discussão sobre resolução de equações quadráticas |
description |
O presente trabalho discute sobre álgebra, particularmente sobre equações quadráticas, fazendo uso da História da Matemática como recurso didático para ensinar os próprios conceitos de matemática. Objetivamente o trabalho resgata da História da Matemática alguns processos algébrico-geométricos, como auxílio didático para promover o ensino-aprendizagem dessa matéria através de atividades estruturadas com essa finalidade. O desenvolvimento da parte matemática se inicia com a resolução de casos particulares de equações do 2o grau e se completa com a dedução algébrica da conhecida fórmula de Bhãskara, usando-se recursos geométricos. O trabalho é dirigido para professores de matemática que atuam na 8o série do 1o grau e/ou no ensino médio. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2001 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8945 |
work_keys_str_mv |
AT netofranciscoperegrinorodrigues resgatandoprocessosgeometricosdahistoriadamatematicaparaumadiscussaosobreresolucaodeequacoesquadraticas |
_version_ |
1766682691781001216 |