A educação conciliadora: tensões na elaboração, redação e implatação de reformas eduacionais
Ao tomar as reformas educacionais como objeto, busco apontar para uma outra possibilidade de seu exame, como também recolocar em discussão intervenções ocorridas em tempos mais remotos. Assim sendo, concentro-me na reflexão acerca da reforma educacional promovida em 1854, na Corte imperial, no âmbit...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-89422019-06-27T17:02:57Z A educação conciliadora: tensões na elaboração, redação e implatação de reformas eduacionais Gondra, José História da educação. Reformas educacionais. Educação no século XIX. Ao tomar as reformas educacionais como objeto, busco apontar para uma outra possibilidade de seu exame, como também recolocar em discussão intervenções ocorridas em tempos mais remotos. Assim sendo, concentro-me na reflexão acerca da reforma educacional promovida em 1854, na Corte imperial, no âmbito de uma conjuntura de "conciliação". Que elementos culturais e políticos tornaram esta reforma possível? O que ela prevê? Quais foram os seus desdobramentos? Tripla questão que reendereça o olhar para pesquisar e debater os argumentos, mecanismos e procedimentos acionados na produção da "necessidade da reforma", redação e aplicação, isto é, sua legitimidade, legalidade e controle. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2001-06-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8942 Revista Educação em Questão; v. 13 n. 3 (2000): n. 2/3, v. 12 e 13 | jul./dez. 2000 - jan./jun. 2001; 51-63 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8942/6333 |
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