OS DOIS SENTIDOS DE LIBERDADE NA CRÍTICA DA RAZÃO PURA
A liberdade na Crítica da Razão Pura é dividida basicamente em duas noções, ou seja, a liberdade em sentido transcendental e a liberdade prática. A liberdade transcendental é entendida como sendo a capacidade de dar início a uma série de eventos no mundo sem ser determinado por uma causa precedente...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-89232016-04-01T03:35:43Z OS DOIS SENTIDOS DE LIBERDADE NA CRÍTICA DA RAZÃO PURA Tomaz da Silva, Hortênsia Teresa A liberdade na Crítica da Razão Pura é dividida basicamente em duas noções, ou seja, a liberdade em sentido transcendental e a liberdade prática. A liberdade transcendental é entendida como sendo a capacidade de dar início a uma série de eventos no mundo sem ser determinado por uma causa precedente no tempo. Por outro lado, a liberdade prática é entendida como sendo a independência da vontade em relação aos objetos da sensibilidade. O objetivo deste trabalho será, portanto, o de expor estes dois sentidos de liberdade. Para tanto, o caminho seguido será o seguinte: a liberdade na Dialética e a liberdade no Cânon. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-03-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/8923 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 13 (2016): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/8923/6315 Copyright (c) 2016 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação |
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A liberdade na Crítica da Razão Pura é dividida basicamente em duas noções, ou seja, a liberdade em sentido transcendental e a liberdade prática. A liberdade transcendental é entendida como sendo a capacidade de dar início a uma série de eventos no mundo sem ser determinado por uma causa precedente no tempo. Por outro lado, a liberdade prática é entendida como sendo a independência da vontade em relação aos objetos da sensibilidade. O objetivo deste trabalho será, portanto, o de expor estes dois sentidos de liberdade. Para tanto, o caminho seguido será o seguinte: a liberdade na Dialética e a liberdade no Cânon. |
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