UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM TERRITORIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO SANTA RITA DE CÁSSIA, PALMAS-TO
Este trabalho realiza algumas reflexões sobre a abordagem e compreensão do território no Ensino de Geografia na Educação Básica. O principal objetivo da pesquisa foi identificar como o Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, de Palmas -TO está apresentando o tema em questão e qual noção os alun...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/8913 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-8913 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-89132021-12-17T12:25:20Z UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM TERRITORIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO SANTA RITA DE CÁSSIA, PALMAS-TO TAVARES, Silvaldo Quirino BISPO, Marcileia Oliveia Território Educação Básica Geografia. Este trabalho realiza algumas reflexões sobre a abordagem e compreensão do território no Ensino de Geografia na Educação Básica. O principal objetivo da pesquisa foi identificar como o Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, de Palmas -TO está apresentando o tema em questão e qual noção os alunos das séries finais do Ensino Básico estão tendo de território. A partir daí, identificar as principais dificuldades e propor sugestões. As considerações aqui presentes, têm como base pesquisas bibliográficas sobre o tema e a realização de um estudo de caso na escola, no ano de 2015. Conclui-se que o ensino do referido conceito geográfico na Educação Básica necessita ser revisto e aprofundado. O território precisa ser ensinado na escola em uma dimensão mais ampla do seu significado e das relações sociais em que está presente. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-08-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/8913 Sociedade e Território; v. 28 n. 1 (2016): Sociedade e Território; 156 - 173 2177-8396 10.21680/2177-8396.2016v28n1 por https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/8913/7003 Copyright (c) 2016 Sociedade e Território |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
TAVARES, Silvaldo Quirino BISPO, Marcileia Oliveia |
spellingShingle |
TAVARES, Silvaldo Quirino BISPO, Marcileia Oliveia UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM TERRITORIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO SANTA RITA DE CÁSSIA, PALMAS-TO |
author_facet |
TAVARES, Silvaldo Quirino BISPO, Marcileia Oliveia |
author_sort |
TAVARES, Silvaldo Quirino |
title |
UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM TERRITORIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO SANTA RITA DE CÁSSIA, PALMAS-TO |
title_short |
UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM TERRITORIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO SANTA RITA DE CÁSSIA, PALMAS-TO |
title_full |
UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM TERRITORIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO SANTA RITA DE CÁSSIA, PALMAS-TO |
title_fullStr |
UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM TERRITORIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO SANTA RITA DE CÁSSIA, PALMAS-TO |
title_full_unstemmed |
UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM TERRITORIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO SANTA RITA DE CÁSSIA, PALMAS-TO |
title_sort |
uma análise da abordagem territorial no ensino de geografia, na educação básica no centro de ensino médio santa rita de cássia, palmas-to |
description |
Este trabalho realiza algumas reflexões sobre a abordagem e compreensão do território no Ensino de Geografia na Educação Básica. O principal objetivo da pesquisa foi identificar como o Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, de Palmas -TO está apresentando o tema em questão e qual noção os alunos das séries finais do Ensino Básico estão tendo de território. A partir daí, identificar as principais dificuldades e propor sugestões. As considerações aqui presentes, têm como base pesquisas bibliográficas sobre o tema e a realização de um estudo de caso na escola, no ano de 2015. Conclui-se que o ensino do referido conceito geográfico na Educação Básica necessita ser revisto e aprofundado. O território precisa ser ensinado na escola em uma dimensão mais ampla do seu significado e das relações sociais em que está presente. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2016 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/8913 |
work_keys_str_mv |
AT tavaressilvaldoquirino umaanalisedaabordagemterritorialnoensinodegeografianaeducacaobasicanocentrodeensinomediosantaritadecassiapalmasto AT bispomarcileiaoliveia umaanalisedaabordagemterritorialnoensinodegeografianaeducacaobasicanocentrodeensinomediosantaritadecassiapalmasto |
_version_ |
1766682565397184512 |