EDUCAÇÃO EM SAÚDE POR MEIO DO USO DE UM JOGO EDUCATIVO PARA ESCOLARES DE 7 A 11 ANOS
A educação em saúde visa capacitar os indivíduos a agirem conscientemente diante da realidade cotidiana. Este processo é fundamental para crianças, pois, ajuda a desenvolver a responsabilidade perante o seu próprio bem-estar e a praticar hábitos saudáveis. Uma maneira de promover a educação em saúde...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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A educação em saúde visa capacitar os indivíduos a agirem conscientemente diante da realidade cotidiana. Este processo é fundamental para crianças, pois, ajuda a desenvolver a responsabilidade perante o seu próprio bem-estar e a praticar hábitos saudáveis. Uma maneira de promover a educação em saúde para as crianças é por meio de jogos educativos. O ambiente lúdico do jogo é um espaço privilegiado para a promoção de aprendizagem. As crianças devem ser conscientizadas, sobretudo sobre as profilaxias de doenças que são frequentes nessa faixa etária e também sobre bons hábitos posturais, evitando problemas funcionais futuros. O presente estudo fez parte de um projeto de extensão registrado na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e teve como objetivo promover a educação em saúde de escolares, por meio de um jogo de tabuleiro. Participaram deste estudo 51 crianças com idade entre 7 e 11 anos, matriculadas em uma escola estadual do município de Diamantina-MG. Foi confeccionado um tabuleiro e dois baralhos de apoio, um contendo afirmativas em que os participantes deveriam julgar como verdadeiro ou falso, e um baralho contendo “Dica de Saúde”. Dados e pinos de plásticos representando os jogadores também compuseram o tabuleiro do jogo que foi testado previamente ao uso dos escolares para ajustes necessários. Inicialmente foram aplicados questionários contendo oito questões de múltipla escolha, visando avaliar o conhecimento prévio dos escolares quanto aos assuntos a serem abordados no jogo de tabuleiro. As questões 1, 2 e 3 avaliaram conhecimento a respeito de hábitos posturais, tais como a postura mais adequada na posição sentada, a melhor maneira de carregar a mochila e a regulagem da altura da mochila. A Questão 4 avaliou a motivação para vacinação, na Questão 5 o escolar deveria identificar um hábito de higiene, nas questões 6 e 7 foram abordados hábitos alimentares, como ingestão de frutas, verduras e quantidade ideal de refeições a serem realizadas por dia e, por fim, a Questão 8 abordou a higiene bucal. As crianças foram divididas aleatoriamente em pequenos grupos de 3 a 5 alunos, cada grupo foi coordenado por um aplicador. Após duas aplicações do “Jogo da Saúde”, o mesmo questionário foi aplicado. Para comparar o percentual de acertos nos momentos antes e após a aplicação do jogo, foi utilizado o teste qui-quadrado. Houve melhora significativa no percentual de acertos para as questões 3, 4, 6, 7 e 8. Tendo em vista que das oito perguntas presentes no questionário, houve um aumento significativo no percentual de acertos para cinco questões, o “Jogo da Saúde” foi considerado um bom instrumento para promover educação em saúde, em escolares de forma participativa e lúdica. |
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