Psicogênese da língua escrita: referência fundamental para a compreensão do processo de alfabetização

O estudo analisa a evolução psicogenética da escrita de crianças da escola pública do Rio Grande do Norte, tendo como referência as pesquisas de Emilia Ferreiro e colaboradores. A coleta de escritas foi embasada no Método de Indagação, adaptado do método clínico de Piaget. O corpus de pesquisa conté...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Campelo, Maria Estela Costa Holanda
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8801
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-8801
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-88012019-10-21T20:04:53Z Psicogênese da língua escrita: referência fundamental para a compreensão do processo de alfabetização Campelo, Maria Estela Costa Holanda Estudos psicogenéticos. Escola pública. Rio Grande do Norte. O estudo analisa a evolução psicogenética da escrita de crianças da escola pública do Rio Grande do Norte, tendo como referência as pesquisas de Emilia Ferreiro e colaboradores. A coleta de escritas foi embasada no Método de Indagação, adaptado do método clínico de Piaget. O corpus de pesquisa contém escritas integrantes de uma coleção finita de produções, construída ao longo de 20 anos de pesquisa sobre a produção psicogenética de escritas de alfabetizandos. Nos resultados, destacam-se a caracterização e análise dos níveis de conceitualização da língua escrita, as hipóteses construídas e suas ilustrações com as escritas produzidas pelos sujeitos da pesquisa. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8801 Revista Educação em Questão; v. 53 n. 39 (2015): set./dez. 2015; 186-217 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2015v53n39 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8801/6271
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Campelo, Maria Estela Costa Holanda
spellingShingle Campelo, Maria Estela Costa Holanda
Psicogênese da língua escrita: referência fundamental para a compreensão do processo de alfabetização
author_facet Campelo, Maria Estela Costa Holanda
author_sort Campelo, Maria Estela Costa Holanda
title Psicogênese da língua escrita: referência fundamental para a compreensão do processo de alfabetização
title_short Psicogênese da língua escrita: referência fundamental para a compreensão do processo de alfabetização
title_full Psicogênese da língua escrita: referência fundamental para a compreensão do processo de alfabetização
title_fullStr Psicogênese da língua escrita: referência fundamental para a compreensão do processo de alfabetização
title_full_unstemmed Psicogênese da língua escrita: referência fundamental para a compreensão do processo de alfabetização
title_sort psicogênese da língua escrita: referência fundamental para a compreensão do processo de alfabetização
description O estudo analisa a evolução psicogenética da escrita de crianças da escola pública do Rio Grande do Norte, tendo como referência as pesquisas de Emilia Ferreiro e colaboradores. A coleta de escritas foi embasada no Método de Indagação, adaptado do método clínico de Piaget. O corpus de pesquisa contém escritas integrantes de uma coleção finita de produções, construída ao longo de 20 anos de pesquisa sobre a produção psicogenética de escritas de alfabetizandos. Nos resultados, destacam-se a caracterização e análise dos níveis de conceitualização da língua escrita, as hipóteses construídas e suas ilustrações com as escritas produzidas pelos sujeitos da pesquisa.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2015
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8801
work_keys_str_mv AT campelomariaestelacostaholanda psicogenesedalinguaescritareferenciafundamentalparaacompreensaodoprocessodealfabetizacao
_version_ 1766682682140393472