GESTOR ESCOLAR: PRINCIPAIS PRÁTICAS E COMPETÊNCIAS NECESSARIAS PARA O ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

O presente artigo tem como objetivo identificar as principais práticas utilizadas pelos gestores para a superação dos desafios e as competências que lhes são necessárias para este enfrentamento. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, tendo como procedimento a análise bibliográfica, a aplic...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Tadeu, Roselaine Silva, Argenta, Christiane Amaral Lunkes
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/8781
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-8781
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-87812016-04-01T03:35:43Z GESTOR ESCOLAR: PRINCIPAIS PRÁTICAS E COMPETÊNCIAS NECESSARIAS PARA O ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES Tadeu, Roselaine Silva Argenta, Christiane Amaral Lunkes O presente artigo tem como objetivo identificar as principais práticas utilizadas pelos gestores para a superação dos desafios e as competências que lhes são necessárias para este enfrentamento. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, tendo como procedimento a análise bibliográfica, a aplicação de um questionário e uma entrevista semiestruturada nos quais foram coletados dados que proporcionaram a análise dos desafios enfrentados, as práticas que são utilizadas e as competências necessárias ao gestor escolar de escolas públicas de ensino fundamental de um município da região sul do estado de Minas Gerais. Dos desafios encontrados pelos gestores em sua atuação nas escolas, destaca-se a dificuldade de articular família e os profissionais dentro do processo educativo. Dessa forma, são utilizadas práticas que visam a integração da família na escola e dos profissionais nesses processos. A principal competência indicada pelos gestores é exatamente essa capacidade de articulação, determinação e liderança. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-03-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/8781 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 13 (2016): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/8781/6323 Copyright (c) 2016 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Tadeu, Roselaine Silva
Argenta, Christiane Amaral Lunkes
spellingShingle Tadeu, Roselaine Silva
Argenta, Christiane Amaral Lunkes
GESTOR ESCOLAR: PRINCIPAIS PRÁTICAS E COMPETÊNCIAS NECESSARIAS PARA O ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
author_facet Tadeu, Roselaine Silva
Argenta, Christiane Amaral Lunkes
author_sort Tadeu, Roselaine Silva
title GESTOR ESCOLAR: PRINCIPAIS PRÁTICAS E COMPETÊNCIAS NECESSARIAS PARA O ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
title_short GESTOR ESCOLAR: PRINCIPAIS PRÁTICAS E COMPETÊNCIAS NECESSARIAS PARA O ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
title_full GESTOR ESCOLAR: PRINCIPAIS PRÁTICAS E COMPETÊNCIAS NECESSARIAS PARA O ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
title_fullStr GESTOR ESCOLAR: PRINCIPAIS PRÁTICAS E COMPETÊNCIAS NECESSARIAS PARA O ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
title_full_unstemmed GESTOR ESCOLAR: PRINCIPAIS PRÁTICAS E COMPETÊNCIAS NECESSARIAS PARA O ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
title_sort gestor escolar: principais práticas e competências necessarias para o enfrentamento dos desafios nas instituições escolares
description O presente artigo tem como objetivo identificar as principais práticas utilizadas pelos gestores para a superação dos desafios e as competências que lhes são necessárias para este enfrentamento. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, tendo como procedimento a análise bibliográfica, a aplicação de um questionário e uma entrevista semiestruturada nos quais foram coletados dados que proporcionaram a análise dos desafios enfrentados, as práticas que são utilizadas e as competências necessárias ao gestor escolar de escolas públicas de ensino fundamental de um município da região sul do estado de Minas Gerais. Dos desafios encontrados pelos gestores em sua atuação nas escolas, destaca-se a dificuldade de articular família e os profissionais dentro do processo educativo. Dessa forma, são utilizadas práticas que visam a integração da família na escola e dos profissionais nesses processos. A principal competência indicada pelos gestores é exatamente essa capacidade de articulação, determinação e liderança.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2016
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/8781
work_keys_str_mv AT tadeuroselainesilva gestorescolarprincipaispraticasecompetenciasnecessariasparaoenfrentamentodosdesafiosnasinstituicoesescolares
AT argentachristianeamarallunkes gestorescolarprincipaispraticasecompetenciasnecessariasparaoenfrentamentodosdesafiosnasinstituicoesescolares
_version_ 1766681693350002688