GESTOR ESCOLAR: PRINCIPAIS PRÁTICAS E COMPETÊNCIAS NECESSARIAS PARA O ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

O presente artigo tem como objetivo identificar as principais práticas utilizadas pelos gestores para a superação dos desafios e as competências que lhes são necessárias para este enfrentamento. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, tendo como procedimento a análise bibliográfica, a aplic...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Tadeu, Roselaine Silva, Argenta, Christiane Amaral Lunkes
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/8781
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Descrição
Resumo:O presente artigo tem como objetivo identificar as principais práticas utilizadas pelos gestores para a superação dos desafios e as competências que lhes são necessárias para este enfrentamento. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, tendo como procedimento a análise bibliográfica, a aplicação de um questionário e uma entrevista semiestruturada nos quais foram coletados dados que proporcionaram a análise dos desafios enfrentados, as práticas que são utilizadas e as competências necessárias ao gestor escolar de escolas públicas de ensino fundamental de um município da região sul do estado de Minas Gerais. Dos desafios encontrados pelos gestores em sua atuação nas escolas, destaca-se a dificuldade de articular família e os profissionais dentro do processo educativo. Dessa forma, são utilizadas práticas que visam a integração da família na escola e dos profissionais nesses processos. A principal competência indicada pelos gestores é exatamente essa capacidade de articulação, determinação e liderança.