Tendências e interesse de pesquisa do público por museus, locais e edifícios históricos e festivais de música: A ferramenta Google Trends

Nos últimos anos os agentes de turismo têm manifestado necessidade de informação atualizada, pertinente e atempada que os auxilie no processo de tomada de decisão. Uma das áreas onde se verifica maiores lacunas de informação é sobre o comportamento do consumidor em turismo e os hábitos de consumo da...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Dinis, Maria Gorete Ferreira, Costa, Carlos Manuel Martins, Pacheco, Osvaldo Manuel Rocha
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN)
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/8599
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-8599
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-85992021-11-30T18:53:23Z Tendências e interesse de pesquisa do público por museus, locais e edifícios históricos e festivais de música: A ferramenta Google Trends Dinis, Maria Gorete Ferreira Costa, Carlos Manuel Martins Pacheco, Osvaldo Manuel Rocha Google Trends Internet Turismo Informação Nos últimos anos os agentes de turismo têm manifestado necessidade de informação atualizada, pertinente e atempada que os auxilie no processo de tomada de decisão. Uma das áreas onde se verifica maiores lacunas de informação é sobre o comportamento do consumidor em turismo e os hábitos de consumo das viagens turísticas que se tem vindo a alterar significativamente nos últimos tempos. A adoção e crescente utilização da Internet tem contribuído em parte para essas alterações. Nos dias de hoje, o consumidor antes de decidir adquirir determinado serviço ou produto turístico pesquisa informação na Internet recorrendo para tal aos motores de busca. O Google é o motor de busca que lidera o mercado das pesquisas a nível mundial e o Google Trends (GT) é uma ferramenta disponibilizada gratuitamente pela mesma empresa que fornece dados, quase em tempo real, sobre o interesse ao longo do tempo do público que procura informação no Google. O objetivo deste artigo é mostrar que os dados do GT podem ser de grande utilidade para os agentes de turismo pois fornecem informação comparativa sobre o interesse dos indivíduos por determinadas locais, recursos ou eventos turísticos e seus concorrentes. Os resultados obtidos mostram que o interesse e comportamento dos consumidores de turismo apresenta padrões semelhantes aos verificados na realidade, e que o GT fornece informação comparativa quase em tempo real relevante para os agentes de turismo. Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN) 2016-12-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares Trabalho Teórico-Empírico application/pdf https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/8599 Revista de Turismo Contemporâneo; v. 4 n. 2 (2016) 2357-8211 por https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/8599/7854 Copyright (c) 2016 Revista de Turismo Contemporâneo
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Dinis, Maria Gorete Ferreira
Costa, Carlos Manuel Martins
Pacheco, Osvaldo Manuel Rocha
spellingShingle Dinis, Maria Gorete Ferreira
Costa, Carlos Manuel Martins
Pacheco, Osvaldo Manuel Rocha
Tendências e interesse de pesquisa do público por museus, locais e edifícios históricos e festivais de música: A ferramenta Google Trends
author_facet Dinis, Maria Gorete Ferreira
Costa, Carlos Manuel Martins
Pacheco, Osvaldo Manuel Rocha
author_sort Dinis, Maria Gorete Ferreira
title Tendências e interesse de pesquisa do público por museus, locais e edifícios históricos e festivais de música: A ferramenta Google Trends
title_short Tendências e interesse de pesquisa do público por museus, locais e edifícios históricos e festivais de música: A ferramenta Google Trends
title_full Tendências e interesse de pesquisa do público por museus, locais e edifícios históricos e festivais de música: A ferramenta Google Trends
title_fullStr Tendências e interesse de pesquisa do público por museus, locais e edifícios históricos e festivais de música: A ferramenta Google Trends
title_full_unstemmed Tendências e interesse de pesquisa do público por museus, locais e edifícios históricos e festivais de música: A ferramenta Google Trends
title_sort tendências e interesse de pesquisa do público por museus, locais e edifícios históricos e festivais de música: a ferramenta google trends
description Nos últimos anos os agentes de turismo têm manifestado necessidade de informação atualizada, pertinente e atempada que os auxilie no processo de tomada de decisão. Uma das áreas onde se verifica maiores lacunas de informação é sobre o comportamento do consumidor em turismo e os hábitos de consumo das viagens turísticas que se tem vindo a alterar significativamente nos últimos tempos. A adoção e crescente utilização da Internet tem contribuído em parte para essas alterações. Nos dias de hoje, o consumidor antes de decidir adquirir determinado serviço ou produto turístico pesquisa informação na Internet recorrendo para tal aos motores de busca. O Google é o motor de busca que lidera o mercado das pesquisas a nível mundial e o Google Trends (GT) é uma ferramenta disponibilizada gratuitamente pela mesma empresa que fornece dados, quase em tempo real, sobre o interesse ao longo do tempo do público que procura informação no Google. O objetivo deste artigo é mostrar que os dados do GT podem ser de grande utilidade para os agentes de turismo pois fornecem informação comparativa sobre o interesse dos indivíduos por determinadas locais, recursos ou eventos turísticos e seus concorrentes. Os resultados obtidos mostram que o interesse e comportamento dos consumidores de turismo apresenta padrões semelhantes aos verificados na realidade, e que o GT fornece informação comparativa quase em tempo real relevante para os agentes de turismo.
publisher Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN)
publishDate 2016
url https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/8599
work_keys_str_mv AT dinismariagoreteferreira tendenciaseinteressedepesquisadopublicopormuseuslocaiseedificioshistoricosefestivaisdemusicaaferramentagoogletrends
AT costacarlosmanuelmartins tendenciaseinteressedepesquisadopublicopormuseuslocaiseedificioshistoricosefestivaisdemusicaaferramentagoogletrends
AT pachecoosvaldomanuelrocha tendenciaseinteressedepesquisadopublicopormuseuslocaiseedificioshistoricosefestivaisdemusicaaferramentagoogletrends
_version_ 1766683007997968384