Tendências e interesse de pesquisa do público por museus, locais e edifícios históricos e festivais de música: A ferramenta Google Trends
Nos últimos anos os agentes de turismo têm manifestado necessidade de informação atualizada, pertinente e atempada que os auxilie no processo de tomada de decisão. Uma das áreas onde se verifica maiores lacunas de informação é sobre o comportamento do consumidor em turismo e os hábitos de consumo da...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN)
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/8599 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-8599 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-85992021-11-30T18:53:23Z Tendências e interesse de pesquisa do público por museus, locais e edifícios históricos e festivais de música: A ferramenta Google Trends Dinis, Maria Gorete Ferreira Costa, Carlos Manuel Martins Pacheco, Osvaldo Manuel Rocha Google Trends Internet Turismo Informação Nos últimos anos os agentes de turismo têm manifestado necessidade de informação atualizada, pertinente e atempada que os auxilie no processo de tomada de decisão. Uma das áreas onde se verifica maiores lacunas de informação é sobre o comportamento do consumidor em turismo e os hábitos de consumo das viagens turísticas que se tem vindo a alterar significativamente nos últimos tempos. A adoção e crescente utilização da Internet tem contribuído em parte para essas alterações. Nos dias de hoje, o consumidor antes de decidir adquirir determinado serviço ou produto turístico pesquisa informação na Internet recorrendo para tal aos motores de busca. O Google é o motor de busca que lidera o mercado das pesquisas a nível mundial e o Google Trends (GT) é uma ferramenta disponibilizada gratuitamente pela mesma empresa que fornece dados, quase em tempo real, sobre o interesse ao longo do tempo do público que procura informação no Google. O objetivo deste artigo é mostrar que os dados do GT podem ser de grande utilidade para os agentes de turismo pois fornecem informação comparativa sobre o interesse dos indivíduos por determinadas locais, recursos ou eventos turísticos e seus concorrentes. Os resultados obtidos mostram que o interesse e comportamento dos consumidores de turismo apresenta padrões semelhantes aos verificados na realidade, e que o GT fornece informação comparativa quase em tempo real relevante para os agentes de turismo. Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN) 2016-12-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares Trabalho Teórico-Empírico application/pdf https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/8599 Revista de Turismo Contemporâneo; v. 4 n. 2 (2016) 2357-8211 por https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/8599/7854 Copyright (c) 2016 Revista de Turismo Contemporâneo |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Dinis, Maria Gorete Ferreira Costa, Carlos Manuel Martins Pacheco, Osvaldo Manuel Rocha |
spellingShingle |
Dinis, Maria Gorete Ferreira Costa, Carlos Manuel Martins Pacheco, Osvaldo Manuel Rocha Tendências e interesse de pesquisa do público por museus, locais e edifícios históricos e festivais de música: A ferramenta Google Trends |
author_facet |
Dinis, Maria Gorete Ferreira Costa, Carlos Manuel Martins Pacheco, Osvaldo Manuel Rocha |
author_sort |
Dinis, Maria Gorete Ferreira |
title |
Tendências e interesse de pesquisa do público por museus, locais e edifícios históricos e festivais de música: A ferramenta Google Trends |
title_short |
Tendências e interesse de pesquisa do público por museus, locais e edifícios históricos e festivais de música: A ferramenta Google Trends |
title_full |
Tendências e interesse de pesquisa do público por museus, locais e edifícios históricos e festivais de música: A ferramenta Google Trends |
title_fullStr |
Tendências e interesse de pesquisa do público por museus, locais e edifícios históricos e festivais de música: A ferramenta Google Trends |
title_full_unstemmed |
Tendências e interesse de pesquisa do público por museus, locais e edifícios históricos e festivais de música: A ferramenta Google Trends |
title_sort |
tendências e interesse de pesquisa do público por museus, locais e edifícios históricos e festivais de música: a ferramenta google trends |
description |
Nos últimos anos os agentes de turismo têm manifestado necessidade de informação atualizada, pertinente e atempada que os auxilie no processo de tomada de decisão. Uma das áreas onde se verifica maiores lacunas de informação é sobre o comportamento do consumidor em turismo e os hábitos de consumo das viagens turísticas que se tem vindo a alterar significativamente nos últimos tempos. A adoção e crescente utilização da Internet tem contribuído em parte para essas alterações. Nos dias de hoje, o consumidor antes de decidir adquirir determinado serviço ou produto turístico pesquisa informação na Internet recorrendo para tal aos motores de busca. O Google é o motor de busca que lidera o mercado das pesquisas a nível mundial e o Google Trends (GT) é uma ferramenta disponibilizada gratuitamente pela mesma empresa que fornece dados, quase em tempo real, sobre o interesse ao longo do tempo do público que procura informação no Google. O objetivo deste artigo é mostrar que os dados do GT podem ser de grande utilidade para os agentes de turismo pois fornecem informação comparativa sobre o interesse dos indivíduos por determinadas locais, recursos ou eventos turísticos e seus concorrentes. Os resultados obtidos mostram que o interesse e comportamento dos consumidores de turismo apresenta padrões semelhantes aos verificados na realidade, e que o GT fornece informação comparativa quase em tempo real relevante para os agentes de turismo. |
publisher |
Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN) |
publishDate |
2016 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/8599 |
work_keys_str_mv |
AT dinismariagoreteferreira tendenciaseinteressedepesquisadopublicopormuseuslocaiseedificioshistoricosefestivaisdemusicaaferramentagoogletrends AT costacarlosmanuelmartins tendenciaseinteressedepesquisadopublicopormuseuslocaiseedificioshistoricosefestivaisdemusicaaferramentagoogletrends AT pachecoosvaldomanuelrocha tendenciaseinteressedepesquisadopublicopormuseuslocaiseedificioshistoricosefestivaisdemusicaaferramentagoogletrends |
_version_ |
1766683007997968384 |