O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros

Este estudo objetivou investigar a contribuição do Estágio Supervisionado para a construção da identidade e dos saberes da profissão docente, a partir das expectativas narradas por seis estagiárias dos cursos profissionalizantes de primeiros ciclos do ensino básico, da Universidade do Minho-Portugal...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Paniago, Rosenilde Nogueira, Sarmento, Teresa Jacinto
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8521
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-8521
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-85212019-10-21T20:05:14Z O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros Paniago, Rosenilde Nogueira Sarmento, Teresa Jacinto Estágio supervisionado. Formação de professores. Aprendizagem da docência. Identidade docente. Este estudo objetivou investigar a contribuição do Estágio Supervisionado para a construção da identidade e dos saberes da profissão docente, a partir das expectativas narradas por seis estagiárias dos cursos profissionalizantes de primeiros ciclos do ensino básico, da Universidade do Minho-Portugal e dos cursos de licenciaturas em Química e Biologia do Instituto Federal Goiano-Brasil. A partir das narrativas, constatou-se que as estagiárias comungam do desejo de ser professoras e consideram o estágio como espaço de aprendizagem da docência. Evidenciou-se, ainda, que a Universidade do Minho apresenta, de forma mais significativa, o estágio como campo de conhecimento formativo e de aprendizagem da docência. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8521 Revista Educação em Questão; v. 53 n. 39 (2015): set./dez. 2015; 76-103 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2015v53n39 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8521/6166
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Paniago, Rosenilde Nogueira
Sarmento, Teresa Jacinto
spellingShingle Paniago, Rosenilde Nogueira
Sarmento, Teresa Jacinto
O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros
author_facet Paniago, Rosenilde Nogueira
Sarmento, Teresa Jacinto
author_sort Paniago, Rosenilde Nogueira
title O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros
title_short O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros
title_full O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros
title_fullStr O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros
title_full_unstemmed O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros
title_sort o processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros
description Este estudo objetivou investigar a contribuição do Estágio Supervisionado para a construção da identidade e dos saberes da profissão docente, a partir das expectativas narradas por seis estagiárias dos cursos profissionalizantes de primeiros ciclos do ensino básico, da Universidade do Minho-Portugal e dos cursos de licenciaturas em Química e Biologia do Instituto Federal Goiano-Brasil. A partir das narrativas, constatou-se que as estagiárias comungam do desejo de ser professoras e consideram o estágio como espaço de aprendizagem da docência. Evidenciou-se, ainda, que a Universidade do Minho apresenta, de forma mais significativa, o estágio como campo de conhecimento formativo e de aprendizagem da docência.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2015
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8521
work_keys_str_mv AT paniagorosenildenogueira oprocessodeestagiosupervisionadonaformacaodeprofessoresportuguesesebrasileiros
AT sarmentoteresajacinto oprocessodeestagiosupervisionadonaformacaodeprofessoresportuguesesebrasileiros
_version_ 1766682675195674624