O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros
Este estudo objetivou investigar a contribuição do Estágio Supervisionado para a construção da identidade e dos saberes da profissão docente, a partir das expectativas narradas por seis estagiárias dos cursos profissionalizantes de primeiros ciclos do ensino básico, da Universidade do Minho-Portugal...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8521 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-8521 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-85212019-10-21T20:05:14Z O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros Paniago, Rosenilde Nogueira Sarmento, Teresa Jacinto Estágio supervisionado. Formação de professores. Aprendizagem da docência. Identidade docente. Este estudo objetivou investigar a contribuição do Estágio Supervisionado para a construção da identidade e dos saberes da profissão docente, a partir das expectativas narradas por seis estagiárias dos cursos profissionalizantes de primeiros ciclos do ensino básico, da Universidade do Minho-Portugal e dos cursos de licenciaturas em Química e Biologia do Instituto Federal Goiano-Brasil. A partir das narrativas, constatou-se que as estagiárias comungam do desejo de ser professoras e consideram o estágio como espaço de aprendizagem da docência. Evidenciou-se, ainda, que a Universidade do Minho apresenta, de forma mais significativa, o estágio como campo de conhecimento formativo e de aprendizagem da docência. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8521 Revista Educação em Questão; v. 53 n. 39 (2015): set./dez. 2015; 76-103 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2015v53n39 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8521/6166 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Paniago, Rosenilde Nogueira Sarmento, Teresa Jacinto |
spellingShingle |
Paniago, Rosenilde Nogueira Sarmento, Teresa Jacinto O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros |
author_facet |
Paniago, Rosenilde Nogueira Sarmento, Teresa Jacinto |
author_sort |
Paniago, Rosenilde Nogueira |
title |
O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros |
title_short |
O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros |
title_full |
O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros |
title_fullStr |
O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros |
title_full_unstemmed |
O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros |
title_sort |
o processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros |
description |
Este estudo objetivou investigar a contribuição do Estágio Supervisionado para a construção da identidade e dos saberes da profissão docente, a partir das expectativas narradas por seis estagiárias dos cursos profissionalizantes de primeiros ciclos do ensino básico, da Universidade do Minho-Portugal e dos cursos de licenciaturas em Química e Biologia do Instituto Federal Goiano-Brasil. A partir das narrativas, constatou-se que as estagiárias comungam do desejo de ser professoras e consideram o estágio como espaço de aprendizagem da docência. Evidenciou-se, ainda, que a Universidade do Minho apresenta, de forma mais significativa, o estágio como campo de conhecimento formativo e de aprendizagem da docência. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2015 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8521 |
work_keys_str_mv |
AT paniagorosenildenogueira oprocessodeestagiosupervisionadonaformacaodeprofessoresportuguesesebrasileiros AT sarmentoteresajacinto oprocessodeestagiosupervisionadonaformacaodeprofessoresportuguesesebrasileiros |
_version_ |
1766682675195674624 |