Busca de ordem, dirigismo barroco e o projeto educacional jesuíta para a colonização da América portuguesa no século XVI

Nesse artigo discutimos a relação entre a doutrina jesuíta e a mentalidade barroca vigente na Península Ibérica do final do século XVI ao século XVII. Enfatizamos os elementos barrocos de busca de ordem e controle social visíveis no pensamento jesuíta, e a influência desses elementos no seu projeto...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Kalina Vanderlei Paiva da
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8360
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Resumo:Nesse artigo discutimos a relação entre a doutrina jesuíta e a mentalidade barroca vigente na Península Ibérica do final do século XVI ao século XVII. Enfatizamos os elementos barrocos de busca de ordem e controle social visíveis no pensamento jesuíta, e a influência desses elementos no seu projeto educacional na América portuguesa no século XVI. Partimos da análise dos Ejercicios Espirituales elaborados por Ignácio de Loyola para definirmos as estratégias de controle social do pensamento barroco e em seguida estudamos as estratégias educacionais da Ordem Jesuíta na Europa e no Brasil, buscando visualizar nelas o dirigimos barroco da Companhia de Jesus.