Entre escolas domésticas e palácios: culturas escolares e processos de institucionalização da instrução primária na cidade do Rio de Janeiro (1870-1890)
O presente trabalho aborda o processo de construção da instrução pública primária na cidade do Rio de Janeiro, entre 1870 e 1890, a partir da análise das leis, regulamentos e documentos oficiais do Ministério do Império e da Inspetoria Geral de Instrução Primária e Secundária da Corte, interpretando...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8348 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-8348 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-83482019-06-27T17:00:34Z Entre escolas domésticas e palácios: culturas escolares e processos de institucionalização da instrução primária na cidade do Rio de Janeiro (1870-1890) Schueler, Alessandra Frota Martinez de Culturas escolares. História da educação. Corte imperial. O presente trabalho aborda o processo de construção da instrução pública primária na cidade do Rio de Janeiro, entre 1870 e 1890, a partir da análise das leis, regulamentos e documentos oficiais do Ministério do Império e da Inspetoria Geral de Instrução Primária e Secundária da Corte, interpretando-o como parte integrante do processo mais amplo de constituição da escola moderna, o qual esteve articulado à formação do Estado imperial. Procurou-se compreender o movimento de implementação das escolas primárias na cidade, incluindo a sua localização, a disposição dos tempos e dos espaços escolares na trama urbana, visando a investigar as imbricações entre as culturas urbana e escolar, considerando-se a complexidade e a heterogeneidade das escolas domésticas e dos chamados palácios, das práticas e das experiências sociais, no processo de constituição de culturas escolares na Corte imperial. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2005-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8348 Revista Educação em Questão; v. 23 n. 9 (2005): maio/ago. 2005; 160-184 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8348/6004 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Schueler, Alessandra Frota Martinez de |
spellingShingle |
Schueler, Alessandra Frota Martinez de Entre escolas domésticas e palácios: culturas escolares e processos de institucionalização da instrução primária na cidade do Rio de Janeiro (1870-1890) |
author_facet |
Schueler, Alessandra Frota Martinez de |
author_sort |
Schueler, Alessandra Frota Martinez de |
title |
Entre escolas domésticas e palácios: culturas escolares e processos de institucionalização da instrução primária na cidade do Rio de Janeiro (1870-1890) |
title_short |
Entre escolas domésticas e palácios: culturas escolares e processos de institucionalização da instrução primária na cidade do Rio de Janeiro (1870-1890) |
title_full |
Entre escolas domésticas e palácios: culturas escolares e processos de institucionalização da instrução primária na cidade do Rio de Janeiro (1870-1890) |
title_fullStr |
Entre escolas domésticas e palácios: culturas escolares e processos de institucionalização da instrução primária na cidade do Rio de Janeiro (1870-1890) |
title_full_unstemmed |
Entre escolas domésticas e palácios: culturas escolares e processos de institucionalização da instrução primária na cidade do Rio de Janeiro (1870-1890) |
title_sort |
entre escolas domésticas e palácios: culturas escolares e processos de institucionalização da instrução primária na cidade do rio de janeiro (1870-1890) |
description |
O presente trabalho aborda o processo de construção da instrução pública primária na cidade do Rio de Janeiro, entre 1870 e 1890, a partir da análise das leis, regulamentos e documentos oficiais do Ministério do Império e da Inspetoria Geral de Instrução Primária e Secundária da Corte, interpretando-o como parte integrante do processo mais amplo de constituição da escola moderna, o qual esteve articulado à formação do Estado imperial. Procurou-se compreender o movimento de implementação das escolas primárias na cidade, incluindo a sua localização, a disposição dos tempos e dos espaços escolares na trama urbana, visando a investigar as imbricações entre as culturas urbana e escolar, considerando-se a complexidade e a heterogeneidade das escolas domésticas e dos chamados palácios, das práticas e das experiências sociais, no processo de constituição de culturas escolares na Corte imperial. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2005 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8348 |
work_keys_str_mv |
AT schueleralessandrafrotamartinezde entreescolasdomesticasepalaciosculturasescolareseprocessosdeinstitucionalizacaodainstrucaoprimarianacidadedoriodejaneiro18701890 |
_version_ |
1766682664610299904 |