Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Estado de Sergipe: compartilhar para emancipar
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) aglutina trabalhadores rurais que se propõem a conquistar direitos sociais, por meio da promoção de cursos de formação política e pedagógica, com a intenção de formar o novo homem que se consolidará no coletivo. Na perspectiva de compreender a prá...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-83462019-06-27T17:00:34Z Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Estado de Sergipe: compartilhar para emancipar Soares, Maria José Nascimento Educação. Ação docente. Emancipação. Movimento dos trabalhadores rurais sem terra. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) aglutina trabalhadores rurais que se propõem a conquistar direitos sociais, por meio da promoção de cursos de formação política e pedagógica, com a intenção de formar o novo homem que se consolidará no coletivo. Na perspectiva de compreender a práxis dos monitores envolvidos no MST, especialmente no Estado de Sergipe, levantaram-se questionamentos a respeito da peculiaridade da atuação desses monitores. Considerando esses antecedentes, o objetivo deste artigo é o de revelar a ação docente dos monitores-professores, a qual pode viabilizar a conquista de direitos sociais, para esses trabalhadores, bem como favorecer a sua emancipação, em decorrência do processo de compartilhamento sociocultural que se desenvolve no cotidiano dos interagentes desse processo: monitores-professores x trabalhadores rurais. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2005-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8346 Revista Educação em Questão; v. 23 n. 9 (2005): maio/ago. 2005; 119-133 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8346/6002 |
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O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) aglutina trabalhadores rurais que se propõem a conquistar direitos sociais, por meio da promoção de cursos de formação política e pedagógica, com a intenção de formar o novo homem que se consolidará no coletivo. Na perspectiva de compreender a práxis dos monitores envolvidos no MST, especialmente no Estado de Sergipe, levantaram-se questionamentos a respeito da peculiaridade da atuação desses monitores. Considerando esses antecedentes, o objetivo deste artigo é o de revelar a ação docente dos monitores-professores, a qual pode viabilizar a conquista de direitos sociais, para esses trabalhadores, bem como favorecer a sua emancipação, em decorrência do processo de compartilhamento sociocultural que se desenvolve no cotidiano dos interagentes desse processo: monitores-professores x trabalhadores rurais. |
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