A preocupação com a profissão docente: antiga, mas insatisfatória

O artigo mostra alguns aspectos da caminhada histórica da organização da profissão do magistério no Brasil. Os jesuítas, primeiros professores brasileiros no século XVI, possuem prestígio na sociedade colonial. As dificuldades surgidas na instituição das aulas régias com professores públicos leigos...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Accácio, Liéte Oliveira
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-83442019-06-27T17:00:34Z A preocupação com a profissão docente: antiga, mas insatisfatória Accácio, Liéte Oliveira Profissão docente. Escola normal. Política educacional. O artigo mostra alguns aspectos da caminhada histórica da organização da profissão do magistério no Brasil. Os jesuítas, primeiros professores brasileiros no século XVI, possuem prestígio na sociedade colonial. As dificuldades surgidas na instituição das aulas régias com professores públicos leigos estimulam a busca da instituição de direitos e garantias profissionais aos mestres. No século XIX, a criação das primeiras escolas normais, em várias províncias, objetiva instituir uma formação específica dos professores e difundir a educação brasileira, representando, ainda, uma expansão das oportunidades de educação para as mulheres. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2005-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8344 Revista Educação em Questão; v. 23 n. 9 (2005): maio/ago. 2005; 79-101 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8344/6000
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