Somar, subtrair, multiplicar e dividir números inteiros: o método analítico na Arithmetica Raciocinada de Pedro d’Alcantara Lisboa, publicada em 1863
A aritmética conquista seu espaço tornando-se um saber escolar nos séculos passados em função da sua aplicação no cotidiano. No Brasil, a partir da segunda metade dos oitocentos, assistimos a uma maior publicação de livros-texto dedicados às escolas primárias e secundárias. Um dos livros publicados...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8341 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-8341 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-83412019-06-27T17:00:35Z Somar, subtrair, multiplicar e dividir números inteiros: o método analítico na Arithmetica Raciocinada de Pedro d’Alcantara Lisboa, publicada em 1863 Zuin, Elenice de Souza Lodron Operações aritméticas fundamentais. Livro didático. Século XIX. A aritmética conquista seu espaço tornando-se um saber escolar nos séculos passados em função da sua aplicação no cotidiano. No Brasil, a partir da segunda metade dos oitocentos, assistimos a uma maior publicação de livros-texto dedicados às escolas primárias e secundárias. Um dos livros publicados nesta época é Arithmetica Raciocinada para complemento da Instrucção Primária de Pedro d’Alcantara Lisboa, no qual são apresentadas as quatro operações fundamentais da aritmética com números naturais – adição, subtração, multiplicação e divisão – com a utilização do método analítico, que acompanha os métodos práticos para se efetuar as operações (os algoritmos utilizados, até hoje, nas escolas). Com o desejo de contribuir para uma maior ampliação dos debates no campo da história das disciplinas escolares, temos como objetivo evidenciar uma proposta metodológica que procura privilegiar o raciocínio e o entendimento dos processos apresentados. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2005-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8341 Revista Educação em Questão; v. 23 n. 9 (2005): maio/ago. 2005; 31-52 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8341/5997 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Zuin, Elenice de Souza Lodron |
spellingShingle |
Zuin, Elenice de Souza Lodron Somar, subtrair, multiplicar e dividir números inteiros: o método analítico na Arithmetica Raciocinada de Pedro d’Alcantara Lisboa, publicada em 1863 |
author_facet |
Zuin, Elenice de Souza Lodron |
author_sort |
Zuin, Elenice de Souza Lodron |
title |
Somar, subtrair, multiplicar e dividir números inteiros: o método analítico na Arithmetica Raciocinada de Pedro d’Alcantara Lisboa, publicada em 1863 |
title_short |
Somar, subtrair, multiplicar e dividir números inteiros: o método analítico na Arithmetica Raciocinada de Pedro d’Alcantara Lisboa, publicada em 1863 |
title_full |
Somar, subtrair, multiplicar e dividir números inteiros: o método analítico na Arithmetica Raciocinada de Pedro d’Alcantara Lisboa, publicada em 1863 |
title_fullStr |
Somar, subtrair, multiplicar e dividir números inteiros: o método analítico na Arithmetica Raciocinada de Pedro d’Alcantara Lisboa, publicada em 1863 |
title_full_unstemmed |
Somar, subtrair, multiplicar e dividir números inteiros: o método analítico na Arithmetica Raciocinada de Pedro d’Alcantara Lisboa, publicada em 1863 |
title_sort |
somar, subtrair, multiplicar e dividir números inteiros: o método analítico na arithmetica raciocinada de pedro d’alcantara lisboa, publicada em 1863 |
description |
A aritmética conquista seu espaço tornando-se um saber escolar nos séculos passados em função da sua aplicação no cotidiano. No Brasil, a partir da segunda metade dos oitocentos, assistimos a uma maior publicação de livros-texto dedicados às escolas primárias e secundárias. Um dos livros publicados nesta época é Arithmetica Raciocinada para complemento da Instrucção Primária de Pedro d’Alcantara Lisboa, no qual são apresentadas as quatro operações fundamentais da aritmética com números naturais – adição, subtração, multiplicação e divisão – com a utilização do método analítico, que acompanha os métodos práticos para se efetuar as operações (os algoritmos utilizados, até hoje, nas escolas). Com o desejo de contribuir para uma maior ampliação dos debates no campo da história das disciplinas escolares, temos como objetivo evidenciar uma proposta metodológica que procura privilegiar o raciocínio e o entendimento dos processos apresentados. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2005 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8341 |
work_keys_str_mv |
AT zuinelenicedesouzalodron somarsubtrairmultiplicaredividirnumerosinteirosometodoanaliticonaarithmeticaraciocinadadepedrodalcantaralisboapublicadaem1863 |
_version_ |
1766682663295385600 |