Somar, subtrair, multiplicar e dividir números inteiros: o método analítico na Arithmetica Raciocinada de Pedro d’Alcantara Lisboa, publicada em 1863

A aritmética conquista seu espaço tornando-se um saber escolar nos séculos passados em função da sua aplicação no cotidiano. No Brasil, a partir da segunda metade dos oitocentos, assistimos a uma maior publicação de livros-texto dedicados às escolas primárias e secundárias. Um dos livros publicados...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Zuin, Elenice de Souza Lodron
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8341
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A aritmética conquista seu espaço tornando-se um saber escolar nos séculos passados em função da sua aplicação no cotidiano. No Brasil, a partir da segunda metade dos oitocentos, assistimos a uma maior publicação de livros-texto dedicados às escolas primárias e secundárias. Um dos livros publicados nesta época é Arithmetica Raciocinada para complemento da Instrucção Primária de Pedro d’Alcantara Lisboa, no qual são apresentadas as quatro operações fundamentais da aritmética com números naturais – adição, subtração, multiplicação e divisão – com a utilização do método analítico, que acompanha os métodos práticos para se efetuar as operações (os algoritmos utilizados, até hoje, nas escolas). Com o desejo de contribuir para uma maior ampliação dos debates no campo da história das disciplinas escolares, temos como objetivo evidenciar uma proposta metodológica que procura privilegiar o raciocínio e o entendimento dos processos apresentados.