A matemática escolar: epistemologia e história
Este texto analisa diferentes perspectivas epistemológicas relativamente à matemática escolar e suas implicações para a pesquisa no âmbito da história da educação matemática. Em específico, são estudadas: a “história das disciplinas escolares”, a “didática das disciplinas” e a chamada “nova história...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8340 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-8340 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-83402019-06-27T17:02:52Z A matemática escolar: epistemologia e história Valente, Wagner Rodrigues Matemática escolar. História das disciplinas. Didática das disciplinas. Este texto analisa diferentes perspectivas epistemológicas relativamente à matemática escolar e suas implicações para a pesquisa no âmbito da história da educação matemática. Em específico, são estudadas: a “história das disciplinas escolares”, a “didática das disciplinas” e a chamada “nova história das ciências.” O artigo realiza uma crítica das perspectivas hoje hegemônicas, ponderando que elas almejam aplicar modelos pré-estabelecidos para a pesquisa da história da matemática escolar. Em sua conclusão, o texto aponta para a emergência de uma “Nova História da Matemática.” Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2005-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8340 Revista Educação em Questão; v. 23 n. 9 (2005): maio/ago. 2005; 16-30 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8340/5996 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Valente, Wagner Rodrigues |
spellingShingle |
Valente, Wagner Rodrigues A matemática escolar: epistemologia e história |
author_facet |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_sort |
Valente, Wagner Rodrigues |
title |
A matemática escolar: epistemologia e história |
title_short |
A matemática escolar: epistemologia e história |
title_full |
A matemática escolar: epistemologia e história |
title_fullStr |
A matemática escolar: epistemologia e história |
title_full_unstemmed |
A matemática escolar: epistemologia e história |
title_sort |
matemática escolar: epistemologia e história |
description |
Este texto analisa diferentes perspectivas epistemológicas relativamente à matemática escolar e suas implicações para a pesquisa no âmbito da história da educação matemática. Em específico, são estudadas: a “história das disciplinas escolares”, a “didática das disciplinas” e a chamada “nova história das ciências.” O artigo realiza uma crítica das perspectivas hoje hegemônicas, ponderando que elas almejam aplicar modelos pré-estabelecidos para a pesquisa da história da matemática escolar. Em sua conclusão, o texto aponta para a emergência de uma “Nova História da Matemática.” |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2005 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8340 |
work_keys_str_mv |
AT valentewagnerrodrigues amatematicaescolarepistemologiaehistoria AT valentewagnerrodrigues matematicaescolarepistemologiaehistoria |
_version_ |
1766682663113981952 |