A matemática escolar: epistemologia e história

Este texto analisa diferentes perspectivas epistemológicas relativamente à matemática escolar e suas implicações para a pesquisa no âmbito da história da educação matemática. Em específico, são estudadas: a “história das disciplinas escolares”, a “didática das disciplinas” e a chamada “nova história...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Valente, Wagner Rodrigues
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8340
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-8340
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-83402019-06-27T17:02:52Z A matemática escolar: epistemologia e história Valente, Wagner Rodrigues Matemática escolar. História das disciplinas. Didática das disciplinas. Este texto analisa diferentes perspectivas epistemológicas relativamente à matemática escolar e suas implicações para a pesquisa no âmbito da história da educação matemática. Em específico, são estudadas: a “história das disciplinas escolares”, a “didática das disciplinas” e a chamada “nova história das ciências.” O artigo realiza uma crítica das perspectivas hoje hegemônicas, ponderando que elas almejam aplicar modelos pré-estabelecidos para a pesquisa da história da matemática escolar. Em sua conclusão, o texto aponta para a emergência de uma “Nova História da Matemática.” Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2005-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8340 Revista Educação em Questão; v. 23 n. 9 (2005): maio/ago. 2005; 16-30 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8340/5996
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Valente, Wagner Rodrigues
spellingShingle Valente, Wagner Rodrigues
A matemática escolar: epistemologia e história
author_facet Valente, Wagner Rodrigues
author_sort Valente, Wagner Rodrigues
title A matemática escolar: epistemologia e história
title_short A matemática escolar: epistemologia e história
title_full A matemática escolar: epistemologia e história
title_fullStr A matemática escolar: epistemologia e história
title_full_unstemmed A matemática escolar: epistemologia e história
title_sort matemática escolar: epistemologia e história
description Este texto analisa diferentes perspectivas epistemológicas relativamente à matemática escolar e suas implicações para a pesquisa no âmbito da história da educação matemática. Em específico, são estudadas: a “história das disciplinas escolares”, a “didática das disciplinas” e a chamada “nova história das ciências.” O artigo realiza uma crítica das perspectivas hoje hegemônicas, ponderando que elas almejam aplicar modelos pré-estabelecidos para a pesquisa da história da matemática escolar. Em sua conclusão, o texto aponta para a emergência de uma “Nova História da Matemática.”
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2005
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8340
work_keys_str_mv AT valentewagnerrodrigues amatematicaescolarepistemologiaehistoria
AT valentewagnerrodrigues matematicaescolarepistemologiaehistoria
_version_ 1766682663113981952