A qualidade de serviços em atrativos turísticos de Florianópolis à luz da teoria do turismo de experiência

A experiência que o turista tem no destino começou a ser estudada com maior ênfase na última década. Ao considerar que a percepção de qualidade do serviço turístico por parte do turista leva em conta sua experiência no destino, esta pesquisa objetiva analisar esta relação (qualidade percebida x expe...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Mondo, Tiago Savi, Talini, Mariana Carla, Fiates, Gabriela Gonçalves Silveira
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN)
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/8302
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Descrição
Resumo:A experiência que o turista tem no destino começou a ser estudada com maior ênfase na última década. Ao considerar que a percepção de qualidade do serviço turístico por parte do turista leva em conta sua experiência no destino, esta pesquisa objetiva analisar esta relação (qualidade percebida x experiência) a partir da percepção de turistas de Florianópolis. O estudo é caracterizado como quantitativo, descritivo e do tipo estudo de campo. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário, baseado no modelo TOURQUAL, criado e validado por Mondo (2014). A amostra do estudo é considerada probabilística e compreendeu 476 turistas de Florianópolis. Os principais resultados indicam que, com relação a importância do indicador para a qualidade, estética (beleza) e evasão (fuga da rotina) aparecem a frente de entretenimento e aprendizado. Na real avaliação da qualidade, os turistas indicaram que Estética, evasão e aprendizado são indicadores que estão em um nível de bom a excelente nos atrativos de Florianópolis, enquanto o Aprendizado está em um nível de mediano a bom.