Regularidades e transformações da prática no discurso docente
Este trabalho é parte de um estudo mais amplo sobre a identidade de docentes vinculados às séries iniciais da educação básica, no contexto de uma formação em serviço, em instituições públicas do ensino superior. Tendo por fonte as narrativas docentes, busca-se neste estudo apreender os sentidos atri...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8292 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-8292 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-82922019-06-27T17:00:31Z Regularidades e transformações da prática no discurso docente Melo, Marileide Maria de Professorado. Discurso docente. Identidade. Este trabalho é parte de um estudo mais amplo sobre a identidade de docentes vinculados às séries iniciais da educação básica, no contexto de uma formação em serviço, em instituições públicas do ensino superior. Tendo por fonte as narrativas docentes, busca-se neste estudo apreender os sentidos atribuídos à sua prática pedagógica e os elementos que passam a significar e ressignificar a identidade e a organizar suas ações docentes. Para identificar as estratégias discursivas presentes nesta análise, apoiamo-nos na escola francesa da análise do discurso e nas contribuições de Foucault, cuja noção de formação discursiva é de grande importância à compreensão do estudo em foco. A partir deste referencial procura-se identificar os mecanismos presentes e instituídos como efeitos de poder, em meio às relações sociais, implicados na construção / desconstrução dos discursos e dos sujeitos. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2006-04-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8292 Revista Educação em Questão; v. 25 n. 11 (2006): jan./abr. 2006; 102-126 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8292/5962 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Melo, Marileide Maria de |
spellingShingle |
Melo, Marileide Maria de Regularidades e transformações da prática no discurso docente |
author_facet |
Melo, Marileide Maria de |
author_sort |
Melo, Marileide Maria de |
title |
Regularidades e transformações da prática no discurso docente |
title_short |
Regularidades e transformações da prática no discurso docente |
title_full |
Regularidades e transformações da prática no discurso docente |
title_fullStr |
Regularidades e transformações da prática no discurso docente |
title_full_unstemmed |
Regularidades e transformações da prática no discurso docente |
title_sort |
regularidades e transformações da prática no discurso docente |
description |
Este trabalho é parte de um estudo mais amplo sobre a identidade de docentes vinculados às séries iniciais da educação básica, no contexto de uma formação em serviço, em instituições públicas do ensino superior. Tendo por fonte as narrativas docentes, busca-se neste estudo apreender os sentidos atribuídos à sua prática pedagógica e os elementos que passam a significar e ressignificar a identidade e a organizar suas ações docentes. Para identificar as estratégias discursivas presentes nesta análise, apoiamo-nos na escola francesa da análise do discurso e nas contribuições de Foucault, cuja noção de formação discursiva é de grande importância à compreensão do estudo em foco. A partir deste referencial procura-se identificar os mecanismos presentes e instituídos como efeitos de poder, em meio às relações sociais, implicados na construção / desconstrução dos discursos e dos sujeitos. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2006 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8292 |
work_keys_str_mv |
AT melomarileidemariade regularidadesetransformacoesdapraticanodiscursodocente |
_version_ |
1766682658396438528 |