Regularidades e transformações da prática no discurso docente

Este trabalho é parte de um estudo mais amplo sobre a identidade de docentes vinculados às séries iniciais da educação básica, no contexto de uma formação em serviço, em instituições públicas do ensino superior. Tendo por fonte as narrativas docentes, busca-se neste estudo apreender os sentidos atri...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Melo, Marileide Maria de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8292
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-8292
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-82922019-06-27T17:00:31Z Regularidades e transformações da prática no discurso docente Melo, Marileide Maria de Professorado. Discurso docente. Identidade. Este trabalho é parte de um estudo mais amplo sobre a identidade de docentes vinculados às séries iniciais da educação básica, no contexto de uma formação em serviço, em instituições públicas do ensino superior. Tendo por fonte as narrativas docentes, busca-se neste estudo apreender os sentidos atribuídos à sua prática pedagógica e os elementos que passam a significar e ressignificar a identidade e a organizar suas ações docentes. Para identificar as estratégias discursivas presentes nesta análise, apoiamo-nos na escola francesa da análise do discurso e nas contribuições de Foucault, cuja noção de formação discursiva é de grande importância à compreensão do estudo em foco. A partir deste referencial procura-se identificar os mecanismos presentes e instituídos como efeitos de poder, em meio às relações sociais, implicados na construção / desconstrução dos discursos e dos sujeitos. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2006-04-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8292 Revista Educação em Questão; v. 25 n. 11 (2006): jan./abr. 2006; 102-126 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8292/5962
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Melo, Marileide Maria de
spellingShingle Melo, Marileide Maria de
Regularidades e transformações da prática no discurso docente
author_facet Melo, Marileide Maria de
author_sort Melo, Marileide Maria de
title Regularidades e transformações da prática no discurso docente
title_short Regularidades e transformações da prática no discurso docente
title_full Regularidades e transformações da prática no discurso docente
title_fullStr Regularidades e transformações da prática no discurso docente
title_full_unstemmed Regularidades e transformações da prática no discurso docente
title_sort regularidades e transformações da prática no discurso docente
description Este trabalho é parte de um estudo mais amplo sobre a identidade de docentes vinculados às séries iniciais da educação básica, no contexto de uma formação em serviço, em instituições públicas do ensino superior. Tendo por fonte as narrativas docentes, busca-se neste estudo apreender os sentidos atribuídos à sua prática pedagógica e os elementos que passam a significar e ressignificar a identidade e a organizar suas ações docentes. Para identificar as estratégias discursivas presentes nesta análise, apoiamo-nos na escola francesa da análise do discurso e nas contribuições de Foucault, cuja noção de formação discursiva é de grande importância à compreensão do estudo em foco. A partir deste referencial procura-se identificar os mecanismos presentes e instituídos como efeitos de poder, em meio às relações sociais, implicados na construção / desconstrução dos discursos e dos sujeitos.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2006
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8292
work_keys_str_mv AT melomarileidemariade regularidadesetransformacoesdapraticanodiscursodocente
_version_ 1766682658396438528