Professor: que história é essa?

Este trabalho teve o objetivo de analisar memoriais de formação escritos por sujeitos em um curso de formação de professores. Foram lidos 50 memoriais, dos quais cinco foram analisados em profundidade. A metodologia de análise utilizada foi o estudo lingüístico de aspectos verbais, em especial os as...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Vasconcelos, Sandra Maia Farias
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8287
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-8287
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-82872019-06-27T17:00:31Z Professor: que história é essa? Vasconcelos, Sandra Maia Farias História de vida. Narrativa. Aspecto. Este trabalho teve o objetivo de analisar memoriais de formação escritos por sujeitos em um curso de formação de professores. Foram lidos 50 memoriais, dos quais cinco foram analisados em profundidade. A metodologia de análise utilizada foi o estudo lingüístico de aspectos verbais, em especial os aspectos temporais das narrativas. Percebemos que as histórias de vida, embora sejam narrativas espontâneas, seguem o processo sintático do aspecto verbal com igual rigor. A fala e a escrita representam, se não integralmente, pelo menos muito proximamente a realidade temporal das lembranças. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2006-04-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8287 Revista Educação em Questão; v. 25 n. 11 (2006): jan./abr. 2006; 62-79 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8287/5960
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Vasconcelos, Sandra Maia Farias
spellingShingle Vasconcelos, Sandra Maia Farias
Professor: que história é essa?
author_facet Vasconcelos, Sandra Maia Farias
author_sort Vasconcelos, Sandra Maia Farias
title Professor: que história é essa?
title_short Professor: que história é essa?
title_full Professor: que história é essa?
title_fullStr Professor: que história é essa?
title_full_unstemmed Professor: que história é essa?
title_sort professor: que história é essa?
description Este trabalho teve o objetivo de analisar memoriais de formação escritos por sujeitos em um curso de formação de professores. Foram lidos 50 memoriais, dos quais cinco foram analisados em profundidade. A metodologia de análise utilizada foi o estudo lingüístico de aspectos verbais, em especial os aspectos temporais das narrativas. Percebemos que as histórias de vida, embora sejam narrativas espontâneas, seguem o processo sintático do aspecto verbal com igual rigor. A fala e a escrita representam, se não integralmente, pelo menos muito proximamente a realidade temporal das lembranças.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2006
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8287
work_keys_str_mv AT vasconcelossandramaiafarias professorquehistoriaeessa
_version_ 1766682658008465408