Jogos online e mundos virtuais: um olhar comparativo entre World of Warcraft e Second Life / Online games and virtual worlds: a comparative approach between World of Warcraft and Second Life

Esse artigo tem como objetivo comparar as plataformas Second Life (SL) e World of Warcraft (WoW) a partir de experiências de pesquisa etnográfica empreendidas pelos pesquisadores membros do Núcleo de Estudos Sobre Emoções e Realidades Digitais (NEERD/UFSM). Primeiramente apresentamos brevemente cada...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Leitão, Débora Krischke, Almeida, Francis Moraes de, Santos, Raíra Bohrer dos
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/8253
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-8253
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-82532021-02-24T21:27:50Z Jogos online e mundos virtuais: um olhar comparativo entre World of Warcraft e Second Life / Online games and virtual worlds: a comparative approach between World of Warcraft and Second Life Leitão, Débora Krischke Almeida, Francis Moraes de Santos, Raíra Bohrer dos Jogos online. Mundos virtuais. / Online games. Virtual worlds. Esse artigo tem como objetivo comparar as plataformas Second Life (SL) e World of Warcraft (WoW) a partir de experiências de pesquisa etnográfica empreendidas pelos pesquisadores membros do Núcleo de Estudos Sobre Emoções e Realidades Digitais (NEERD/UFSM). Primeiramente apresentamos brevemente cada uma dessas plataformas, propondo a seguir situá-las em alguns modelos teóricos de classificação de jogos considerando aspectos como sua estrutura narrativa e jogabilidade. Por último procuramos analisá-las comparativamente quanto ao uso que delas é feito pelos usuários, quanto às formas de engajamento possíveis entre sujeitos, avatares e ambiente e igualmente quanto aos modos de sociabilidade característicos de cada uma delas, mostrando também em que medida tais aspectos exigiram dos pesquisadores diferentes esforços metodológicos.Abstract This article aims to compare Second Life (SL) and World of Warcraft (WoW) from experiences of ethnographic researches conducted by the researchers of the Center for the Study of Emotions and Digital Realities (NEERD/UFSM). Firstly, we briefly present and describe each of these platforms, discussing how they can be understood in the frame of theoretical models of game classifications, considering aspects like narrative and gameplay. Finally we seek to analyze them comparing them regarding their uses and the forms of engagement between subjects, avatars and environment, as well as the sociability characteristic of each one, showing how those aspects demand a variety of methodological efforts from the researcher. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-11-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/8253 Vivência: Revista de Antropologia; v. 1 n. 45 (2015) 2238-6009 por https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/8253/5922 Copyright (c) 2015 Vivência: Revista de Antropologia
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Leitão, Débora Krischke
Almeida, Francis Moraes de
Santos, Raíra Bohrer dos
spellingShingle Leitão, Débora Krischke
Almeida, Francis Moraes de
Santos, Raíra Bohrer dos
Jogos online e mundos virtuais: um olhar comparativo entre World of Warcraft e Second Life / Online games and virtual worlds: a comparative approach between World of Warcraft and Second Life
author_facet Leitão, Débora Krischke
Almeida, Francis Moraes de
Santos, Raíra Bohrer dos
author_sort Leitão, Débora Krischke
title Jogos online e mundos virtuais: um olhar comparativo entre World of Warcraft e Second Life / Online games and virtual worlds: a comparative approach between World of Warcraft and Second Life
title_short Jogos online e mundos virtuais: um olhar comparativo entre World of Warcraft e Second Life / Online games and virtual worlds: a comparative approach between World of Warcraft and Second Life
title_full Jogos online e mundos virtuais: um olhar comparativo entre World of Warcraft e Second Life / Online games and virtual worlds: a comparative approach between World of Warcraft and Second Life
title_fullStr Jogos online e mundos virtuais: um olhar comparativo entre World of Warcraft e Second Life / Online games and virtual worlds: a comparative approach between World of Warcraft and Second Life
title_full_unstemmed Jogos online e mundos virtuais: um olhar comparativo entre World of Warcraft e Second Life / Online games and virtual worlds: a comparative approach between World of Warcraft and Second Life
title_sort jogos online e mundos virtuais: um olhar comparativo entre world of warcraft e second life / online games and virtual worlds: a comparative approach between world of warcraft and second life
description Esse artigo tem como objetivo comparar as plataformas Second Life (SL) e World of Warcraft (WoW) a partir de experiências de pesquisa etnográfica empreendidas pelos pesquisadores membros do Núcleo de Estudos Sobre Emoções e Realidades Digitais (NEERD/UFSM). Primeiramente apresentamos brevemente cada uma dessas plataformas, propondo a seguir situá-las em alguns modelos teóricos de classificação de jogos considerando aspectos como sua estrutura narrativa e jogabilidade. Por último procuramos analisá-las comparativamente quanto ao uso que delas é feito pelos usuários, quanto às formas de engajamento possíveis entre sujeitos, avatares e ambiente e igualmente quanto aos modos de sociabilidade característicos de cada uma delas, mostrando também em que medida tais aspectos exigiram dos pesquisadores diferentes esforços metodológicos.Abstract This article aims to compare Second Life (SL) and World of Warcraft (WoW) from experiences of ethnographic researches conducted by the researchers of the Center for the Study of Emotions and Digital Realities (NEERD/UFSM). Firstly, we briefly present and describe each of these platforms, discussing how they can be understood in the frame of theoretical models of game classifications, considering aspects like narrative and gameplay. Finally we seek to analyze them comparing them regarding their uses and the forms of engagement between subjects, avatars and environment, as well as the sociability characteristic of each one, showing how those aspects demand a variety of methodological efforts from the researcher.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2015
url https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/8253
work_keys_str_mv AT leitaodeborakrischke jogosonlineemundosvirtuaisumolharcomparativoentreworldofwarcraftesecondlifeonlinegamesandvirtualworldsacomparativeapproachbetweenworldofwarcraftandsecondlife
AT almeidafrancismoraesde jogosonlineemundosvirtuaisumolharcomparativoentreworldofwarcraftesecondlifeonlinegamesandvirtualworldsacomparativeapproachbetweenworldofwarcraftandsecondlife
AT santosrairabohrerdos jogosonlineemundosvirtuaisumolharcomparativoentreworldofwarcraftesecondlifeonlinegamesandvirtualworldsacomparativeapproachbetweenworldofwarcraftandsecondlife
_version_ 1766682348452052992