Moda e gênero: o vestuário sexualizado no New Look de Christian Dior (anos 1950)

O texto reflete sobre a relação entre moda e gênero, em que se considera a contribuição daquela para a construção das identidades de gênero. Assim, busca-se entender tal conexão num momento específico da História da Moda, o tempo de voga do chamado New Look, de Christian Dior, criado em 1947 e perdu...

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Autor principal: Medeiros Filho, João Quintino
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Mneme - Revista de Humanidades
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-81742018-07-11T12:15:59Z Moda e gênero: o vestuário sexualizado no New Look de Christian Dior (anos 1950) Medeiros Filho, João Quintino Moda. Gênero. Christian Dior. New Look. Vestuário sexualizado. O texto reflete sobre a relação entre moda e gênero, em que se considera a contribuição daquela para a construção das identidades de gênero. Assim, busca-se entender tal conexão num momento específico da História da Moda, o tempo de voga do chamado New Look, de Christian Dior, criado em 1947 e perdurando ao longo dos anos 1950, com reflexos na década seguinte. A silhueta pretendida pelo equilíbrio busto-cintura-quadril coadunava-se com um ideal de mulher buscado no pós-Segunda Guerra Mundial: o de mãe e esposa. Amparada por uma tipologia de fontes a incluir fotografias, impressos, depoimentos orais e um vestido de época, a pesquisa procurou vestígios da imitação da moda francesa no município de São João do Sabugi, localizado na região do Seridó, Estado do Rio Grande do Norte.  Mneme - Revista de Humanidades 2016-02-03 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Discussão de conceitos application/pdf https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8174 Mneme - Revista de Humanidades; v. 16 n. 37 (2015): Dossiê História do Corpo; 10-36 1518-3394 por https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8174/6194 Copyright (c) 2016 Mneme - Revista de Humanidades
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