“Eu gosto de cu de homem”: homoafetividade e trajetória dos personagens Francisco e Thomás no filme Do começo ao fim (2009)

Este artigo aborda a homoafetividade e as questões subjacentes às trajetóriasde Francisco e Thomás, personagens centrais do filme brasileiro Do começo ao fim (2009), de Aluízio Abranches. Do começo ao fim conta o romance vivido por esses personagens e está organizado basicamente em duas partes: a pr...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Barbosa Júnior, José Duarte Barbosa Júnior
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: EDUFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/8139
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-8139
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-81392019-03-11T20:24:16Z “Eu gosto de cu de homem”: homoafetividade e trajetória dos personagens Francisco e Thomás no filme Do começo ao fim (2009) Barbosa Júnior, José Duarte Barbosa Júnior Este artigo aborda a homoafetividade e as questões subjacentes às trajetóriasde Francisco e Thomás, personagens centrais do filme brasileiro Do começo ao fim (2009), de Aluízio Abranches. Do começo ao fim conta o romance vivido por esses personagens e está organizado basicamente em duas partes: a primeira narra a infância dos jovens, até o momento da morte da mãe, e a segunda trata do romance vivido por eles. O filme reforça, dentre outros aspectos, que indivíduos jovens podem viver sua sexualidade e o cuidado de si e do outro sem os constrangimentos típicos das famílias conservadoras e, ainda assim, construir uma trajetória com realização emocional e afetiva. O texto aborda, por fim, a troca simbólica entre a produção fílmica e o universo de significados relativos ao romance homoafetivo. EDUFRN 2015-10-26 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de convidados avaliados por pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/8139 Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades; v. 9 n. 12 (2015): Bagoas - estudos gays: gênero e sexualidades 2316-6185 1982-0518 por https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/8139/5873 Copyright (c) 2015 Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Barbosa Júnior, José Duarte Barbosa Júnior
spellingShingle Barbosa Júnior, José Duarte Barbosa Júnior
“Eu gosto de cu de homem”: homoafetividade e trajetória dos personagens Francisco e Thomás no filme Do começo ao fim (2009)
author_facet Barbosa Júnior, José Duarte Barbosa Júnior
author_sort Barbosa Júnior, José Duarte Barbosa Júnior
title “Eu gosto de cu de homem”: homoafetividade e trajetória dos personagens Francisco e Thomás no filme Do começo ao fim (2009)
title_short “Eu gosto de cu de homem”: homoafetividade e trajetória dos personagens Francisco e Thomás no filme Do começo ao fim (2009)
title_full “Eu gosto de cu de homem”: homoafetividade e trajetória dos personagens Francisco e Thomás no filme Do começo ao fim (2009)
title_fullStr “Eu gosto de cu de homem”: homoafetividade e trajetória dos personagens Francisco e Thomás no filme Do começo ao fim (2009)
title_full_unstemmed “Eu gosto de cu de homem”: homoafetividade e trajetória dos personagens Francisco e Thomás no filme Do começo ao fim (2009)
title_sort “eu gosto de cu de homem”: homoafetividade e trajetória dos personagens francisco e thomás no filme do começo ao fim (2009)
description Este artigo aborda a homoafetividade e as questões subjacentes às trajetóriasde Francisco e Thomás, personagens centrais do filme brasileiro Do começo ao fim (2009), de Aluízio Abranches. Do começo ao fim conta o romance vivido por esses personagens e está organizado basicamente em duas partes: a primeira narra a infância dos jovens, até o momento da morte da mãe, e a segunda trata do romance vivido por eles. O filme reforça, dentre outros aspectos, que indivíduos jovens podem viver sua sexualidade e o cuidado de si e do outro sem os constrangimentos típicos das famílias conservadoras e, ainda assim, construir uma trajetória com realização emocional e afetiva. O texto aborda, por fim, a troca simbólica entre a produção fílmica e o universo de significados relativos ao romance homoafetivo.
publisher EDUFRN
publishDate 2015
url https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/8139
work_keys_str_mv AT barbosajuniorjoseduartebarbosajunior eugostodecudehomemhomoafetividadeetrajetoriadospersonagensfranciscoethomasnofilmedocomecoaofim2009
_version_ 1766682502443827200