Formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares
O presente estudo objetiva discutir a formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares. Faz-se uma breve incursão pelas diferentes perspectivas de currículo, seguindo os rastros da teoria tradicional às teorias críticas. A análise mostra que o currículo, ao constitu...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8059 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-8059 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-80592019-06-27T17:00:29Z Formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares Medeiros, Arilene Maria Soares de Teorias curriculares. Gestor escolar. Formação. O presente estudo objetiva discutir a formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares. Faz-se uma breve incursão pelas diferentes perspectivas de currículo, seguindo os rastros da teoria tradicional às teorias críticas. A análise mostra que o currículo, ao constituir-se em espaço que abriga representações diversas, adquire condições concretas de possibilitar, dentro dos espaços de formação, alterações e mutações teórico-metodológicas que possam auxiliar no reconhecimento de que a educação não simplesmente reproduz discursos conservadores da realidade social, mas produz novos discursos, sendo, portanto, capaz de criar novos espaços de atuação política dos indivíduos. Enfim, a formação do gestor escolar não dispensa a competência técnica, nem o compromisso político-ético para o enfrentamento dos novos desafios sociais da contemporaneidade. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2006-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8059 Revista Educação em Questão; v. 26 n. 12 (2006): maio/ago. 2006; 169-184 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8059/5801 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Medeiros, Arilene Maria Soares de |
spellingShingle |
Medeiros, Arilene Maria Soares de Formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares |
author_facet |
Medeiros, Arilene Maria Soares de |
author_sort |
Medeiros, Arilene Maria Soares de |
title |
Formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares |
title_short |
Formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares |
title_full |
Formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares |
title_fullStr |
Formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares |
title_full_unstemmed |
Formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares |
title_sort |
formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares |
description |
O presente estudo objetiva discutir a formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares. Faz-se uma breve incursão pelas diferentes perspectivas de currículo, seguindo os rastros da teoria tradicional às teorias críticas. A análise mostra que o currículo, ao constituir-se em espaço que abriga representações diversas, adquire condições concretas de possibilitar, dentro dos espaços de formação, alterações e mutações teórico-metodológicas que possam auxiliar no reconhecimento de que a educação não simplesmente reproduz discursos conservadores da realidade social, mas produz novos discursos, sendo, portanto, capaz de criar novos espaços de atuação política dos indivíduos. Enfim, a formação do gestor escolar não dispensa a competência técnica, nem o compromisso político-ético para o enfrentamento dos novos desafios sociais da contemporaneidade. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2006 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8059 |
work_keys_str_mv |
AT medeirosarilenemariasoaresde formacaodogestorescolarnocontextododesenvolvimentodasteoriascurriculares |
_version_ |
1766682655979470848 |