Formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares

O presente estudo objetiva discutir a formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares. Faz-se uma breve incursão pelas diferentes perspectivas de currículo, seguindo os rastros da teoria tradicional às teorias críticas. A análise mostra que o currículo, ao constitu...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Medeiros, Arilene Maria Soares de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8059
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-8059
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-80592019-06-27T17:00:29Z Formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares Medeiros, Arilene Maria Soares de Teorias curriculares. Gestor escolar. Formação. O presente estudo objetiva discutir a formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares. Faz-se uma breve incursão pelas diferentes perspectivas de currículo, seguindo os rastros da teoria tradicional às teorias críticas. A análise mostra que o currículo, ao constituir-se em espaço que abriga representações diversas, adquire condições concretas de possibilitar, dentro dos espaços de formação, alterações e mutações teórico-metodológicas que possam auxiliar no reconhecimento de que a educação não simplesmente reproduz discursos conservadores da realidade social, mas produz novos discursos, sendo, portanto, capaz de criar novos espaços de atuação política dos indivíduos. Enfim, a formação do gestor escolar não dispensa a competência técnica, nem o compromisso político-ético para o enfrentamento dos novos desafios sociais da contemporaneidade. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2006-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8059 Revista Educação em Questão; v. 26 n. 12 (2006): maio/ago. 2006; 169-184 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8059/5801
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Medeiros, Arilene Maria Soares de
spellingShingle Medeiros, Arilene Maria Soares de
Formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares
author_facet Medeiros, Arilene Maria Soares de
author_sort Medeiros, Arilene Maria Soares de
title Formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares
title_short Formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares
title_full Formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares
title_fullStr Formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares
title_full_unstemmed Formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares
title_sort formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares
description O presente estudo objetiva discutir a formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares. Faz-se uma breve incursão pelas diferentes perspectivas de currículo, seguindo os rastros da teoria tradicional às teorias críticas. A análise mostra que o currículo, ao constituir-se em espaço que abriga representações diversas, adquire condições concretas de possibilitar, dentro dos espaços de formação, alterações e mutações teórico-metodológicas que possam auxiliar no reconhecimento de que a educação não simplesmente reproduz discursos conservadores da realidade social, mas produz novos discursos, sendo, portanto, capaz de criar novos espaços de atuação política dos indivíduos. Enfim, a formação do gestor escolar não dispensa a competência técnica, nem o compromisso político-ético para o enfrentamento dos novos desafios sociais da contemporaneidade.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2006
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8059
work_keys_str_mv AT medeirosarilenemariasoaresde formacaodogestorescolarnocontextododesenvolvimentodasteoriascurriculares
_version_ 1766682655979470848