Uma proposta de gestão democrática da educação: a Constituinte Escolar
O objetivo deste artigo é apreender a concepção de gestão democrática da educação e de democracia presentes na Constituinte Escolar da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (1999 a 2001) e como se configurou a articulação entre ambas (gestão e democracia). Caminhando do empírico ao concreto...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-80582019-06-27T17:00:29Z Uma proposta de gestão democrática da educação: a Constituinte Escolar Aranda, Maria Alice de Miranda Senna, Ester Gestão educacional. Política pública. Gestão democrática. Constituinte escolar. O objetivo deste artigo é apreender a concepção de gestão democrática da educação e de democracia presentes na Constituinte Escolar da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (1999 a 2001) e como se configurou a articulação entre ambas (gestão e democracia). Caminhando do empírico ao concreto pensado, chega-se a algumas abstrações científicas que mostram a concepção de democracia participativa, de caráter popular, que seria a sua sustentação, não encontrou alicerce nesse momento histórico. Considerando os acertos e os desacertos com a democracia, a Constituinte Escolar é uma proposta de gestão democrática. A sugestão é ir além da proposição e multiplicar experiência como essa, entendida como alternativa possível para, em processo, viabilizar a democracia participativa, em graus mais elevados de possibilidades. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2006-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8058 Revista Educação em Questão; v. 26 n. 12 (2006): maio/ago. 2006; 135-168 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8058/5800 |
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