Plano de Ações Articuladas (2007-2011): gestão educacional e regime de colaboração
Este trabalho objetiva contextualizar a Dimensão Gestão Educacional do Plano de Ações Articuladas – PAR (2007-2011), com ênfase na gestão de finanças, de São José do Campestre/Rio Grande do Norte, na perspectiva do federalismo e regime de colaboração entre os entes federados. Analisaram-se as cinco...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7968 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-7968 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-79682019-10-21T20:47:31Z Plano de Ações Articuladas (2007-2011): gestão educacional e regime de colaboração França, Magna PAR. Gestão educacional. Indicadores. Finanças. Este trabalho objetiva contextualizar a Dimensão Gestão Educacional do Plano de Ações Articuladas – PAR (2007-2011), com ênfase na gestão de finanças, de São José do Campestre/Rio Grande do Norte, na perspectiva do federalismo e regime de colaboração entre os entes federados. Analisaram-se as cinco áreas integrantes da Dimensão, com suas respectivas pontuações, relacionadas ao apoio técnico e/ou financeiro pelo MEC. Utilizaram-se referenciais teóricos de autores, documentos específicos do PAR, dados educacionais e recursos financeiros do Fundeb municipal. Os resultados apontam a aplicabilidade de 65% dos recursos do Fundo na remuneração dos professores, ações/indicadores que geraram apoio do MEC e parcos recursos do Fundo. Esse processo ocasionou fragilidade no compartilhamento das responsabilidades – regime de colaboração – entre União e Município. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2015-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7968 Revista Educação em Questão; v. 52 n. 38 (2015): maio/ago. 2015; 193-217 1981-1802 0102-7735 10.21680/1981-1802.2015v52n38 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7968/5727 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
França, Magna |
spellingShingle |
França, Magna Plano de Ações Articuladas (2007-2011): gestão educacional e regime de colaboração |
author_facet |
França, Magna |
author_sort |
França, Magna |
title |
Plano de Ações Articuladas (2007-2011): gestão educacional e regime de colaboração |
title_short |
Plano de Ações Articuladas (2007-2011): gestão educacional e regime de colaboração |
title_full |
Plano de Ações Articuladas (2007-2011): gestão educacional e regime de colaboração |
title_fullStr |
Plano de Ações Articuladas (2007-2011): gestão educacional e regime de colaboração |
title_full_unstemmed |
Plano de Ações Articuladas (2007-2011): gestão educacional e regime de colaboração |
title_sort |
plano de ações articuladas (2007-2011): gestão educacional e regime de colaboração |
description |
Este trabalho objetiva contextualizar a Dimensão Gestão Educacional do Plano de Ações Articuladas – PAR (2007-2011), com ênfase na gestão de finanças, de São José do Campestre/Rio Grande do Norte, na perspectiva do federalismo e regime de colaboração entre os entes federados. Analisaram-se as cinco áreas integrantes da Dimensão, com suas respectivas pontuações, relacionadas ao apoio técnico e/ou financeiro pelo MEC. Utilizaram-se referenciais teóricos de autores, documentos específicos do PAR, dados educacionais e recursos financeiros do Fundeb municipal. Os resultados apontam a aplicabilidade de 65% dos recursos do Fundo na remuneração dos professores, ações/indicadores que geraram apoio do MEC e parcos recursos do Fundo. Esse processo ocasionou fragilidade no compartilhamento das responsabilidades – regime de colaboração – entre União e Município. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2015 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7968 |
work_keys_str_mv |
AT francamagna planodeacoesarticuladas20072011gestaoeducacionaleregimedecolaboracao |
_version_ |
1766682654062673920 |