Proposta de estudo da História Indígena analisando a trajetória de uma liderança: o caso de Sepé Tiaraju

O artigo trata de uma sugestão para o Ensino da História Indígena nos níveis Fundamental e Médio visando uma participação maior das populações nativas na nossa educação. É o momento de nos focarmos na ação e de avaliarmos os indígenas como os protagonistas da própria História. Dessa maneira, sugiro...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Burd, Rafael
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Mneme - Revista de Humanidades
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7847
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-7847
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-78472015-10-18T13:40:13Z Proposta de estudo da História Indígena analisando a trajetória de uma liderança: o caso de Sepé Tiaraju Burd, Rafael História Indígena O artigo trata de uma sugestão para o Ensino da História Indígena nos níveis Fundamental e Médio visando uma participação maior das populações nativas na nossa educação. É o momento de nos focarmos na ação e de avaliarmos os indígenas como os protagonistas da própria História. Dessa maneira, sugiro partir de indivíduos que foram determinantes no processo da relação entre nativos e ocidentais, sobretudo em momentos de enfrentamento e crise. Para tanto, escolho a figura de Sepé Tiaraju como exemplo, uma liderança guarani da revolta contra as determinações do Tratado de Madri. Mneme - Revista de Humanidades 2015-10-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7847 Mneme - Revista de Humanidades; v. 15 n. 35 (2014): Dossiê Histórias Indígenas; 69-86 1518-3394 por https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7847/5818 Copyright (c) 2015 Mneme - Revista de Humanidades
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Burd, Rafael
spellingShingle Burd, Rafael
Proposta de estudo da História Indígena analisando a trajetória de uma liderança: o caso de Sepé Tiaraju
author_facet Burd, Rafael
author_sort Burd, Rafael
title Proposta de estudo da História Indígena analisando a trajetória de uma liderança: o caso de Sepé Tiaraju
title_short Proposta de estudo da História Indígena analisando a trajetória de uma liderança: o caso de Sepé Tiaraju
title_full Proposta de estudo da História Indígena analisando a trajetória de uma liderança: o caso de Sepé Tiaraju
title_fullStr Proposta de estudo da História Indígena analisando a trajetória de uma liderança: o caso de Sepé Tiaraju
title_full_unstemmed Proposta de estudo da História Indígena analisando a trajetória de uma liderança: o caso de Sepé Tiaraju
title_sort proposta de estudo da história indígena analisando a trajetória de uma liderança: o caso de sepé tiaraju
description O artigo trata de uma sugestão para o Ensino da História Indígena nos níveis Fundamental e Médio visando uma participação maior das populações nativas na nossa educação. É o momento de nos focarmos na ação e de avaliarmos os indígenas como os protagonistas da própria História. Dessa maneira, sugiro partir de indivíduos que foram determinantes no processo da relação entre nativos e ocidentais, sobretudo em momentos de enfrentamento e crise. Para tanto, escolho a figura de Sepé Tiaraju como exemplo, uma liderança guarani da revolta contra as determinações do Tratado de Madri.
publisher Mneme - Revista de Humanidades
publishDate 2015
url https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7847
work_keys_str_mv AT burdrafael propostadeestudodahistoriaindigenaanalisandoatrajetoriadeumaliderancaocasodesepetiaraju
_version_ 1766681616448487424