Proposta de estudo da História Indígena analisando a trajetória de uma liderança: o caso de Sepé Tiaraju
O artigo trata de uma sugestão para o Ensino da História Indígena nos níveis Fundamental e Médio visando uma participação maior das populações nativas na nossa educação. É o momento de nos focarmos na ação e de avaliarmos os indígenas como os protagonistas da própria História. Dessa maneira, sugiro...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Mneme - Revista de Humanidades
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7847 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-7847 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-78472015-10-18T13:40:13Z Proposta de estudo da História Indígena analisando a trajetória de uma liderança: o caso de Sepé Tiaraju Burd, Rafael História Indígena O artigo trata de uma sugestão para o Ensino da História Indígena nos níveis Fundamental e Médio visando uma participação maior das populações nativas na nossa educação. É o momento de nos focarmos na ação e de avaliarmos os indígenas como os protagonistas da própria História. Dessa maneira, sugiro partir de indivíduos que foram determinantes no processo da relação entre nativos e ocidentais, sobretudo em momentos de enfrentamento e crise. Para tanto, escolho a figura de Sepé Tiaraju como exemplo, uma liderança guarani da revolta contra as determinações do Tratado de Madri. Mneme - Revista de Humanidades 2015-10-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7847 Mneme - Revista de Humanidades; v. 15 n. 35 (2014): Dossiê Histórias Indígenas; 69-86 1518-3394 por https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7847/5818 Copyright (c) 2015 Mneme - Revista de Humanidades |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Burd, Rafael |
spellingShingle |
Burd, Rafael Proposta de estudo da História Indígena analisando a trajetória de uma liderança: o caso de Sepé Tiaraju |
author_facet |
Burd, Rafael |
author_sort |
Burd, Rafael |
title |
Proposta de estudo da História Indígena analisando a trajetória de uma liderança: o caso de Sepé Tiaraju |
title_short |
Proposta de estudo da História Indígena analisando a trajetória de uma liderança: o caso de Sepé Tiaraju |
title_full |
Proposta de estudo da História Indígena analisando a trajetória de uma liderança: o caso de Sepé Tiaraju |
title_fullStr |
Proposta de estudo da História Indígena analisando a trajetória de uma liderança: o caso de Sepé Tiaraju |
title_full_unstemmed |
Proposta de estudo da História Indígena analisando a trajetória de uma liderança: o caso de Sepé Tiaraju |
title_sort |
proposta de estudo da história indígena analisando a trajetória de uma liderança: o caso de sepé tiaraju |
description |
O artigo trata de uma sugestão para o Ensino da História Indígena nos níveis Fundamental e Médio visando uma participação maior das populações nativas na nossa educação. É o momento de nos focarmos na ação e de avaliarmos os indígenas como os protagonistas da própria História. Dessa maneira, sugiro partir de indivíduos que foram determinantes no processo da relação entre nativos e ocidentais, sobretudo em momentos de enfrentamento e crise. Para tanto, escolho a figura de Sepé Tiaraju como exemplo, uma liderança guarani da revolta contra as determinações do Tratado de Madri. |
publisher |
Mneme - Revista de Humanidades |
publishDate |
2015 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7847 |
work_keys_str_mv |
AT burdrafael propostadeestudodahistoriaindigenaanalisandoatrajetoriadeumaliderancaocasodesepetiaraju |
_version_ |
1766681616448487424 |