A percepção dos gestores de lojas de souvenirs do atrativo turístico Maria Fumaça- Região Uva e Vinho, RS
Tendo em vista a importância do souvenir para o turismo, uma vez que transmite a cultura do lugar e tangibiliza a experiência que o turista vivencia na localidade, buscou-se analisar como este produto está sendo disponibilizado aos turistas. Neste sentido, este artigo investiga a eficiência dos pont...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN)
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/7823 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-7823 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-78232021-11-30T18:53:33Z A percepção dos gestores de lojas de souvenirs do atrativo turístico Maria Fumaça- Região Uva e Vinho, RS Macedo de Paula, Tauana Gonçalves Vianna, Silvio Luiz Turismo Souvenir Ponto de distribuição “Maria Fumaça” Serra Gaúcha (RS) Tendo em vista a importância do souvenir para o turismo, uma vez que transmite a cultura do lugar e tangibiliza a experiência que o turista vivencia na localidade, buscou-se analisar como este produto está sendo disponibilizado aos turistas. Neste sentido, este artigo investiga a eficiência dos pontos de distribuição das lojas de souvenir do atrativo turístico “Maria Fumaça”, localizado na Serra Gaúcha (RS), cujo percurso abrange os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Para alcançar este objetivo, foi elaborado um estudo de caso que deu origem à uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa e qualitativa, aplicada a partir de questionários, nos quais foi utilizada a escala Likert de concordância. Os instrumentos de pesquisa foram direcionados aos responsáveis pelas lojas, os quais foram inquiridos quanto aos quesitos localização e fluxo de clientes em suas lojas. Como principal conclusão do estudo verificou-se que os estabelecimentos se encontram em uma posição privilegiada, devendo, porém, avaliar melhor o perfil do cliente desejado e também estabelecer um planejamento que esteja relacionado à eficiência dos empreendimentos. Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN) 2016-12-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares Trabalho Teórico-Empírico application/pdf application/msword https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/7823 Revista de Turismo Contemporâneo; v. 4 n. 2 (2016) 2357-8211 por https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/7823/7853 https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/7823/10374 Copyright (c) 2016 Revista de Turismo Contemporâneo |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Macedo de Paula, Tauana Gonçalves Vianna, Silvio Luiz |
spellingShingle |
Macedo de Paula, Tauana Gonçalves Vianna, Silvio Luiz A percepção dos gestores de lojas de souvenirs do atrativo turístico Maria Fumaça- Região Uva e Vinho, RS |
author_facet |
Macedo de Paula, Tauana Gonçalves Vianna, Silvio Luiz |
author_sort |
Macedo de Paula, Tauana |
title |
A percepção dos gestores de lojas de souvenirs do atrativo turístico Maria Fumaça- Região Uva e Vinho, RS |
title_short |
A percepção dos gestores de lojas de souvenirs do atrativo turístico Maria Fumaça- Região Uva e Vinho, RS |
title_full |
A percepção dos gestores de lojas de souvenirs do atrativo turístico Maria Fumaça- Região Uva e Vinho, RS |
title_fullStr |
A percepção dos gestores de lojas de souvenirs do atrativo turístico Maria Fumaça- Região Uva e Vinho, RS |
title_full_unstemmed |
A percepção dos gestores de lojas de souvenirs do atrativo turístico Maria Fumaça- Região Uva e Vinho, RS |
title_sort |
percepção dos gestores de lojas de souvenirs do atrativo turístico maria fumaça- região uva e vinho, rs |
description |
Tendo em vista a importância do souvenir para o turismo, uma vez que transmite a cultura do lugar e tangibiliza a experiência que o turista vivencia na localidade, buscou-se analisar como este produto está sendo disponibilizado aos turistas. Neste sentido, este artigo investiga a eficiência dos pontos de distribuição das lojas de souvenir do atrativo turístico “Maria Fumaça”, localizado na Serra Gaúcha (RS), cujo percurso abrange os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Para alcançar este objetivo, foi elaborado um estudo de caso que deu origem à uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa e qualitativa, aplicada a partir de questionários, nos quais foi utilizada a escala Likert de concordância. Os instrumentos de pesquisa foram direcionados aos responsáveis pelas lojas, os quais foram inquiridos quanto aos quesitos localização e fluxo de clientes em suas lojas. Como principal conclusão do estudo verificou-se que os estabelecimentos se encontram em uma posição privilegiada, devendo, porém, avaliar melhor o perfil do cliente desejado e também estabelecer um planejamento que esteja relacionado à eficiência dos empreendimentos. |
publisher |
Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN) |
publishDate |
2016 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/7823 |
work_keys_str_mv |
AT macedodepaulatauana apercepcaodosgestoresdelojasdesouvenirsdoatrativoturisticomariafumacaregiaouvaevinhors AT goncalvesviannasilvioluiz apercepcaodosgestoresdelojasdesouvenirsdoatrativoturisticomariafumacaregiaouvaevinhors AT macedodepaulatauana percepcaodosgestoresdelojasdesouvenirsdoatrativoturisticomariafumacaregiaouvaevinhors AT goncalvesviannasilvioluiz percepcaodosgestoresdelojasdesouvenirsdoatrativoturisticomariafumacaregiaouvaevinhors |
_version_ |
1766683006019305472 |