A percepção dos gestores de lojas de souvenirs do atrativo turístico Maria Fumaça- Região Uva e Vinho, RS

Tendo em vista a importância do souvenir para o turismo, uma vez que transmite a cultura do lugar e tangibiliza a experiência que o turista vivencia na localidade, buscou-se analisar como este produto está sendo disponibilizado aos turistas. Neste sentido, este artigo investiga a eficiência dos pont...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Macedo de Paula, Tauana, Gonçalves Vianna, Silvio Luiz
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN)
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/7823
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Descrição
Resumo:Tendo em vista a importância do souvenir para o turismo, uma vez que transmite a cultura do lugar e tangibiliza a experiência que o turista vivencia na localidade, buscou-se analisar como este produto está sendo disponibilizado aos turistas. Neste sentido, este artigo investiga a eficiência dos pontos de distribuição das lojas de souvenir do atrativo turístico “Maria Fumaça”, localizado na Serra Gaúcha (RS), cujo percurso abrange os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Para alcançar este objetivo, foi elaborado um estudo de caso que deu origem à uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa e qualitativa, aplicada a partir de questionários, nos quais foi utilizada a escala Likert de concordância. Os instrumentos de pesquisa foram direcionados aos responsáveis pelas lojas, os quais foram inquiridos quanto aos quesitos localização e fluxo de clientes em suas lojas. Como principal conclusão do estudo verificou-se que os estabelecimentos se encontram em uma posição privilegiada, devendo, porém, avaliar melhor o perfil do cliente desejado e também estabelecer um planejamento que esteja relacionado à eficiência dos empreendimentos.